Filmes da 5ª Mostra Ecofalante voltam às telas de São Paulo este mês

As 10 unidades na cidade de São Paulo que participam são Belenzinho, Campo Limpo, Consolação, CPF Sesc, Interlagos,  Itaquera, Pinheiros, Santana, Santo Amaro e Vila Mariana. Recebem atividades ainda o Senac Primavera, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, e o Instituto Pombas Urbanas, na Cidade Tiradentes. A programação já está disponível no site www.ecofalante.org.br/mostra

Serão exibidas produções de diversos países, como Espanha, Canadá, EUA, França, Brasil, Alemanha, Índia, e outros. As temáticas vão de especulação imobiliária à indústria da moda; mudanças climáticas, extração de petróleo e sistemas alternativos de produção de bens. Alguns filmes, em especial, conversam diretamente com a realidade de São Paulo, como é o caso de Auto-fitness, uma animação tragicômica sobre a constante e penetrante aceleração da vida e das relações humanas. 

Além das exibições, alguns Sescs farão atividades inspiradas nos temas dos filmes, aprofundando a experiência de reflexão. No dia 4 o Sesc Santo Amaro fará uma sessão especial de “Para Onde Foram as Andorinhas?”, seguido de bate-papo com Jera Giselda Guarani, liderança indígena da aldeia Tenode Porã, e apresentação do Coral Guarani Tenode Porã. No dia 11, o filme “Nação Especulação”, que fala da especulação imobiliária na Espanha, será comentado por Guilherme Boulos, formado em filosofia pela USP e representante da Frente de Resistência Urbana, e Sabrina Duran, colaboradora da ONG Repórter Brasil.

O Sesc Santana programou um passeio de bike no dia 12, com saída da Praça dos Ciclistas – Av. Paulista, às 16h, até a unidade, na Zona Norte. Após a sessão de três curtas, o passeio retorna para a Praça dos Ciclistas. No Sesc Vila Mariana, a exibição de “O Homem do Saco”, às 20h do dia 20, será acompanhada por um dos diretores, Rafael Halpern, que participará de uma conversa com o público. O curta recebeu o prêmio de melhor curta pela escolha do público na Competição Latino-Americana da 5ª Mostra. Essas e outras as atividades podem ser consultadas no site www.sescsp.org.br/ecofalante2016.

Itinerância no estado

São Paulo é uma das 14 cidades do estado que receberão a Itinerância da Mostra, que também acontece em Bauru, Catanduva, Jundiaí, Monte Alto, Osasco, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, Sorocaba e Taubaté. Ao todo, serão exibidos 25 filmes, em 21 unidades do Sesc e outros espaços.

A Itinerância da 5ª Mostra Ecofalante é uma realização da ONG Ecofalante e do Sesc São Paulo. Tem apoio da White Martins e da Reciclo Pepsico, e apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Le Monde Diplomatique Brasil, Observatório do Clima, SOS Mata Atlântica, Instituto Socioambiental (ISA), Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE), Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), Instituto Akatu, Revista Piauí, Instituto de Energia e Ambiente (IEE)/USP, Governos Locais Pela Sustentabilidade (ICLEI), Rede Nossa São Paulo, Instituto Envolverde, Videocamp, Catraca Livre, Conexão Planeta, Horizonte Educação e Comunicação e Reconectta.

***
Fonte Mostra Ecofalante.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.