Fotos revelam as ruas e o cotidiano da cidade de São Paulo no início dos anos 70

O período compreendido de 1960/80 trouxe inúmeras modificações urbanísticas e acerca do comportamento do homem metropolitano e seu dia a dia na cidade.

Os fatores motivacionais do lazer, levavam ao atendimento, primeiramente, das necessidades fisiológicas e de segurança, relegando as práticas de lazer a planos menores. Soma-se a isso o fato de que nem sempre, após um dia exaustivo de trabalho e horas gastas em transportes públicos ou no carro, em congestionamentos, o paulistano tinha algum motivo para querer se divertir.

O que restava era o divertimento diário através dos meios de comunicação de massa e nos finais de semana a vivência em outros espaços para os lazeres.

Dentre as atividades de lazer das décadas de 1960 a 1980, algumas merecem um destaque especial como os museus e os centros culturais, cinema, gastronomia, eventos, discoteca e pontos de encontros, shopping centers e os parques de diversão.

Numa vida entremeada de atividades de lazer e de estudos, os jovens divertiam-se também nos clubes que ofereciam uma gama de atividades esportivas e sociais, além das discotecas e pontos de paquera.

O automóvel, particularmente para a classe média alta, era o elemento primordial de circulação, possibilitador de encontros e emprestava ao seu proprietário status especial.

“Mesmo quando falamos do antigo em São Paulo estamos tratando de uma cidade jovem. Isto é importante, porque é pouco incorporado ao imaginário da sociedade”, analisa o arquiteto e urbanista Valter Caldana, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Fotos do início dos anos 70, encontradas na WEB, mostram a movimentação nas ruas da cidade e um pouco sobre o cotidiano das pessoas naquela época. Confira!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

***
Da Redação com fotos de arquivo na Internet.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.