Funil Arteiro promove oficinas e introduz crianças no mundo do graffiti

O Funil Arteiro não é o primeiro projeto para crianças do Teatro do Funil. O espaço, sediado na rua Lopes Chaves desde 2015, tem programação para todas as idades e já passou por um conjunto de ações ligadas à apropriação do espaço pelas artes e educação, recebendo diversas oficinas e espetáculos voltados para o público infantil. Agora, o espaço abre suas portas para as Artes Urbanas e para o Livre Brincar como uma resposta ao acesso das crianças da região a um espaço em que elas possam pensar e atuar na cidade em que vivem e ter a oportunidade de experimentarem ferramentas necessárias para se constituírem em seres humanos plenos.

Todas as oficinas oferecidas pelo espaço estão ligadas aos grandes centros urbanos – principalmente se voltarmos o olhar para São Paulo – como por exemplo o Street Dance, que tem grande influência da cultura Hip Hop e difunde-se pela cidade em diversos ambientes. A partir de questionamentos como: “quantos espaços abertos existem para as crianças em São Paulo? Se as crianças já mudaram tanto por que os parquinhos de hoje são os mesmos de décadas atrás? A nossa cidade está preparada para receber as crianças?”, o projeto pretende despertar o olhar das crianças para o ambiente que as rodeia e estimular a criação de suas próprias soluções para a cidade em que vivem. “Com a dança, a criança aprende experimentando o próprio corpo, adquirindo habilidades motoras, conhecendo a si mesma e ao mundo”, aponta Jessie Santos, bailarina, arte-educadora e professora de Street Dance no projeto. As aulas de percussão serão ministradas pelo professor e músico Tito Galembeck, a oficina de Teatro de Rua será conduzida pela atriz e arte-educadora Arianne Lima e as atividades de Livre Brincar serão orientadas pela atriz e arte-educadora Teresa Cecília.

Já a oficina de Grafitti será ministrada pelo arte-educador e grafiteiro Márcio Sick. Partindo das famosas intervenções do precursor italiano Alex Vallauri, passando pelo estêncil contemporâneo do inglês Banksy e pelos principais expoentes da arte de rua na cidade, as crianças poderão aprender desde os princípios de mistura de cores, projeção e desenho para estêncil até as técnicas para aplicação de spray. Ao final da oficina, as crianças farão uma imagem coletiva de graffiti em um dos muros do Teatro do Funil, e esta pintura, juntamente com os demais trabalhos produzidos nas outras oficinas, serão expostos em uma Mostra Aberta.

Para as fundadoras do projeto Arianne Lima e Teresa Cecília, é essencial que a criança tenha espaço para se descobrir e para explorar o mundo ao seu redor. “Um dos objetivos deste projeto, e uma grande necessidade nos dias de hoje, é conscientizar os pais quanto ao tempo de elaboração da criança em suas brincadeiras, que não é igual ao tempo do adulto, e que é importante para que ela desenvolva sua imaginação, autonomia e espontaneidade”, comenta Teresa Cecília. Para elas o crescimento dos centros urbanos e a agenda complexa que muitas crianças precisam cumprir fazem com que a sociedade se esqueça da importância do brincar e dos tempos da infância. “É a partir da brincadeira e da criatividade que a criança aprende a tomar decisões, a agir, a fazer combinados, a respeitar o outro e a lidar com situações de ganhar e perder”, finalizaArianne Lima.

Projeto Funil Arteiro, tem oficinas de Artes Urbanas para crianças com aulas de Graffiti, Street Dance e Teatro de Rua.

Serviço

O que: Funil Arteiro – Oficinas de Artes Urbanas
Inscrições: pessoalmente ou pelo link: https://goo.gl/forms/t2Cu1iEo9aqaSIQl2
Onde: Teatro do Funil Rua Lopes Chaves, 72 – Barra Funda, próximo ao Metrô Marechal Deodoro.
Oficineiros: Márcio Sick, Jessie Santos, Tito Galembeck, Arianne Lima e Teresa Cecília. 

***
Com informações de Teresa Cecília do Funil Arteiro.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.