Grupo Esparrama lança seu primeiro livro, monta dois espetáculos diferentes e inaugura exposição

No mês das crianças, o grupo prepara uma programação diversificada e totalmente gratuita, que será realizada em diversos espaços da cidade de São Paulo, contemplando o público de todas as idades.

No dia 1 de outubro, acontece a apresentação do espetáculo que deu origem às apresentações do Minhocão, o Esparrama pela Janela, que conta a história de um morador do Minhocão que, cansado do barulho dos carros e da cidade, resolve subverter o que entra pela sua janela com poesia, e acaba transformando sua casa em um ambiente repleto de personagens fantásticos. A apresentação acontece na janela de um apartamento localizada em frente ao Minhocão (Elevado Presidente João Goulart).

No dia 2 de outubro, será inaugurada a exposição “Navegar – Uma Expedição por Imaginários”, que marca uma nova fase de pesquisas do grupo, pois foi construída a partir de vivências de escutas com crianças de três territórios diferentes: CEU Heliópolis, Ocupação Hotel Lord Palace e EMEI Gabriel Prestes. Através de “expedições poéticas”, com narrativas construídas especificamente para cada um destes territórios, o grupo criou um espaço para dialogar com as crianças e adentrar no imaginário infantil sobre a cidade, seus percalços, seus desafios e suas alegrias. O resultado destes momentos de trocas verdadeiras é o que o grupo pretende compartilhar através desta exposição interativa, que irá estrear no CEU Heliópolis, mas que irá circular pelo CEU Butantã, CEU Guarapiranga e na sede da FUNARTE no centro da cidade.

Quem assina a Direção de Arte e Cenografia da exposição é Jaime Pinheiro, que foi o responsável pela construção da janela azul – que virou uma das grandes marcas do teatro na janela – e também da Pomba Cantora, personagem que protagonizou o primeiro videoclipe do Esparrama. Para a exposição “Navegar – Uma Expedição por Imaginários”, Jaime preparou um ambiente que, como o próprio nome diz, levará o público a navegar através de uma grande expedição pelo imaginário infantil de forma interativa. A exposição contará com um grande barco para que crianças e adultos se tornem também navegantes deste projeto, além de jogos interativos, mapas e muitas surpresas, que prometem agradar adultos e crianças.

 Foto: Sissy Eiko.

Durante o período da exposição, acontecerão atividades formativas para educadores, bibliotecários e demais interessados em discutir o tema da Cidade Educadora. Entre as ações programadas, no dia 10 de Outubro, acontece uma roda de conversas especial com a participação do Cidade Escola Aprendiz, Heliópolis Bairro Educador e Grupo Esparrama.  Com os temas Cidade Educadora, Escuta com Crianças e Participação Social da Criança, será realizado um encontro para troca de experiências. Através de relatos do Grupo Esparrama sobre as vivências com crianças de três territórios diferentes, os demais convidados farão seus apontamentos sobre as vivências também já realizadas e experiências bem sucedidas a respeito da relação e participação das crianças na cidade. 

O livro

No dia 14 de outubro, acontece o lançamento do primeiro livro do Esparrama feito em parceria com a maestrina Ester Freire, junto com uma apresentação do espetáculo 2POR4, que traz a divertida disputa de dois palhaços pela regência de um quarteto de cordas que toca ao vivo durante a apresentação. 

“2POR4 – Um Encontro Musical com Palhaços” é um livro paradidático que se utiliza de aspectos lúdicos para facilitar o aprendizado das crianças. O livro será lançado pela Editora do Brasil e é baseado na narrativa do espetáculo 2POR4. Por isso, em um mesmo dia o público poderá conferir a apresentação do espetáculo e participar do lançamento do livro, que acontecerão na Biblioteca Monteiro Lobato. 

Com o projeto NAVEGAR, contemplado na 29ª edição do Fomento ao Teatro, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o grupo vem promovendo oficinas, temporadas de apresentações e realizou expedições com crianças de diferentes “territórios”, para junto delas, pesquisar o imaginário infantil sobre a cidade. O material que surgiu a partir desta troca de experiências é o que o público poderá conferir na exposição “Navegar – Uma Expedição por Imaginários”. 

Mais informações você encontra na página: https://www.facebook.com/grupoesparrama/

Esparrama pela janela

Esparrama Pela Janela no Minhocão. Foto: Sissy Eiko.

Dia 1 de outubro – Domingo.
Local: Minhocão (Viaduto João Goulart) entre o Metrô Santa Cecília e Rua da Consolação.
Horário: 16h
Entrada Gratuita 
Duração: 45 minutos  
Acesso do público: Pelas alças de acesso do Minhocão no Metrô Santa Cecília ou Rua da Consolação. Nestes pontos haverá sinalização indicando o local da apresentação. *No caso de chuva, o espetáculo não acontece.

Abertura da Exposição “Navegar – Uma Expedição por Imaginários”

Foto: Sissy Eiko.

Dia 2 de outubro a partir de 9h.
Exposição Interativa construída durante vivências de escutas com crianças do CEU Heliópolis, Ocupação Hotel Lord Palace e EMEI Gabriel Prestes. Curadoria do Grupo Esparrama, direção de arte e cenografia Jaime Pinheiro e obras dos artistas Daniel Viana, Sissy Eiko e Marina Faria.
Temporada CEU Heliópolis: 2 de outubro a 17 de outubro de 2017 – depois a exposição circula pelo CEU Butantã, CEU Guarapiranga e na sede da FUNARTE no centro da cidade.
Local: Biblioteca CEU Heliópolis Prof Arlete Persoli – Endereço: Estr. das Lágrimas, 2385 – São João Climaco, São Paulo.
Telefone: (11) 2353-4308
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira das 8h às 20h30 / Sábados e feriados das 9h30 às 17h.

***
Com informações Luciana Gandelini – Assessoria de Imprensa e Comunicação.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.