História do Racionais MCs é tema de exposição inédita em São Paulo

O evento da Red Bull Music Academy Festival São Paulo tem vídeos e fotos inéditas – grande parte do fotógrafo Klaus Mitteldorf –, além de materiais cenográficos usados nos shows, instrumentos e equipamentos musicais, como o primeiro mixer de KL Jay, e até móveis da casa do Mano Brown. “Tem até troféus e objetos de fãs enviados para ele. Durante 20 anos o Brown recebeu livros de um livreiro, por exemplo, e vamos expor esses materiais”, conta Fernando Velázquez, curador e diretor artístico do Red Bull Station.

Outro objeto raro que estará na exposição, dividida em dois andares, é o quadro usado por Brown para compor letras do grupo, como Diário de Um Detento e Capitulo 4 Versículo 3. Na parte de trás do quadro, chama atenção as duas paixões do cantor: o escudo do Santos Futebol Clube e um coração vermelho com um “Eliane”, nome da mulher de Brown, responsável pela produtora Boogie Naipe.

Fernando conta que através do disco Sobrevivendo no Inferno (1997), que completa 20 anos nas ruas, é possível contar parte da história da cidade de São Paulo também. “Em 1997, houve uma crítica da Folha de S.Paulo que dizia que esse disco do Racionais era o álbum mais violento do Brasil. Em um dos vídeos inéditos que apresentanos, o Brown fala sobre isso e diz que vem de uma cidade que já teve o título de mais violenta do mundo. É contar um lado da história por pessoas que não tinham voz, só tinham essa voz através dos Racionais”, afirma.

Nesta terça-feira (6), o ponto alto da programação: o show Racionais MC’s: 3 Décadas de História – RBMA SP, às 21h, na Áudio Club, localizada na Barra Funda, zona oeste da capital. O ingresso custa R$ 60.

Serviço

Racionais MCs: 3 décadas de história 
Red Bull Music Academy 
Diariamente, de 1 a 10 de junho, das 11h às 20h 
Entrada gratuita

***
Com informações da Red Bull Station.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.