Houten, na Holanda, a cidade ideal projetada para pedestres e ciclistas

Houten foi concebida com um plano de mobilidade único, reconhecido mundialmente, voltado para os pedestres, ciclistas, crianças e para a ocupação do espaço público da cidade.

Foi desenvolvido um plano urbano, o qual se propõe a criar uma densa malha cicloviária. Não está permitida a circulação de carros no centro da cidade, que é reservado para os pedestres. Veículos comerciais estão autorizados a fazer entregas diárias em horários limitados.

Um dos principais motivos das viagens para o centro da cidade é a estação de uma das linhas de trem mais importanes da Holanda. Lá, existe um bicicletário que oferece mais 3 mil vagas aos ciclistas. A estação está localizada num local de fácil acesso a pé ou de bicicleta. Nas manhãs dos dias úteis, 62% das pessoas chegam de bicicleta até a estação de trem.

A linha férrea é o caminho mais rápido para Utrecht, grande centro urbano mais próximo de Houten. A viagem dura cerca de 10 minutos. Se fosse feita de carro, levaria pelo menos o dobro do tempo. 

Por ter sido desenhada como uma cidade compacta, Houten propicia o transporte não-motorizado. É muito simples localizar estacionamentos seguros para bicicletas em lojas, restaurantes e mercados no centro da cidade. Na frente de cada escola primária tem estacionamento para bicicletas, e é grande a quantidade de crianças que se locomovem diariamente por este meio de transporte .

O limite máximo de velocidade em todas as ruas locais é de 30 kmh e é dada prioridade aos ciclistas. Além disso, trechos de ruas e avenidas não são retas por mais de 75 metros, e nenhuma via é larga o suficiente para os carros ultrapassarem um ao outro em alta velocidade. Para preservar a segurança dos ciclistas, a bicicleta tem prioridade em qualquer cruzamento.

A utilização da rede de bicicleta é maior do que em outros subúrbios nos Países Baixos.

As escolas primárias estão espalhadas nos diferentes bairros. A distância máxima até uma escola, em todos os locais, é de 300 m.

Atualmente, a cidade conta com cerca de 50 mil habitantes e 129 quilômetros de ciclovias.

Aproximadamente 40% dos moradores de Houten usam a bicicleta diariamente como forma de transporte.

Objetivos

• Aumentar os deslocamentos de bicicleta nas viagens internas, tais como trabalho e escolas;
• Aumentar a atratividade do trem em viagens para fora da cidade;
• Oferecer conforto e segurança para os ciclistas;
• Reduzir o tráfego de automóveis dentro da cidade.

Cronograma

• Década de 70: a cidade tinha apenas 4 mil habitantes e, por estar situada próxima ao grande centro urbano de Utrecht, foi escolhida pelo governo holandês para ser um núcleo de crescimento

Resultados

• A cidade conta com 129 quilômetros de ciclovias;
• Na frente de cada escola primária tem infraestrutura para ciclistas, incluindo vagas de estacionamento suficientes para a grande quantidade de crianças que vão de bicicleta para a escola;
• As escolas primárias estão espalhados entre os vários bairros. A distância máxima até uma escola é de 300 m;
• Aproximadamente 40% dos moradores de Houten usam a bicicleta diariamente como forma de transporte;
• Na estação de trem há um bicicletário que oferece mais 3 mil vagas aos ciclistas;
• A estação de trem está localizada num local de fácil acesso a pé ou de bicicleta. Nas manhãs dos dias úteis, 62% das pessoas chegam de bicicleta até a estação de trem;
• A cidade tem um indicador de lesões relacionadas ao trânsito de 1,45 / 1 mil habitantes. O número é 50% menor que a média estadual de 2,87 lesões / mil habitantes.

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Com informações Cidades Sustentáveis e Amanda Marton no Plataforma Urbana. 

 

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