Hyperloop, o transporte mais veloz do mundo idealizado por Elon Musk será a estrela do Smart City Expo Curitiba 2019

O empresário Bibop Gresta embarcou na ideia futurista de Musk. Ele é cofundador da Hyperloop Transportation Technologies, criada em 2013 para desenvolver o sistema, e será a principal atração do Smart City Expo Curitiba 2019. O evento, que será realizado no Expo Barigüi nos dias 21 e 22 de março, deve mobilizar mais de 6 mil pessoas, representantes de 80 cidades brasileiras e de 25 cidades do exterior.

A vinda de Gresta à capital do Paraná – uma das cinco cidades do mundo que conta com as bênçãos da Fira Barcelona para ser sede do maior evento de smart cities do planeta – foi articulada por Roberto Marcelino, sócio-diretor do iCities, a empresa curitibana que trouxe o Smart City para o Brasil pela primeira vez no ano passado. “É a materialização de um sonho trazer o idealizador do sistema mais avançado do mundo em transporte. A gente se aproxima do estado da arte do transporte moderno, inteligente, do futuro”, comemora Beto.

Seguro e com energia limpa, sem emissão de carbono: assim será o transporte mais rápido do mundo, o hyperloop. Imagem: Hyperloop Transportation Technologies.

O hyperloop não é mais um exercício futurístico. A versão comercial para o transporte de passageiros está prevista para este ano. A empresa tem acordo com sete países e permissão para explorar uma linha entre a República Tcheca e a Eslováquia, com as cápsulas movidas por “levitação magnética passiva”, viajando dentro de um tubo. A empresa Hyperloop TT já está no Brasil, com um centro de inovação global para logística instalado e operando em Contagem, Minas Gerais. No ano passado, o head de desenvolvimento de negócios no Brasil da HyperloopTT, Ricardo Penzin Monteiro, veio a Curitiba para o lançamento do Smart City 2019 e falou sobre a tecnologia e o protótipo apresentado na França.
 
Smart City Expo Curitiba 2019

Smart City Expo Curitiba 2019 deve receber mais de 6 mil participantes. Foto: Divulgação. O Smart City Expo Curitiba 2019, segunda edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, tem a expectativa de receber mais de 6 mil pessoas, representantes de 80 cidades brasileiras e de 25 cidades do exterior. A edição de 2019 terá quatro temáticas principais: viabilizando tecnologias para cidades inteligentes; governança em cidades digitais; cidades criativas, sustentáveis e humanas; e planejando cidades inovadoras e inclusivas. 

A área de exposição terá 35 empresas dos setores público e privado, exibindo soluções e inovações em áreas como iluminação pública, segurança, educação, saúde, saneamento básico, trânsito e urbanismo, entre outras. As 74 startups de Curitiba e região poderão exibir suas soluções e produtos e apresentar pitchs (palestras rápidas de, no máximo, 15 minutos) na Smart Plaza Vale do Pinhão, espaço da Prefeitura de Curitiba destinado a promover o ecossistema de desenvolvimento da cidade. O acesso à área de exposição será gratuito mediante inscrição prévia pelo site.

A área de congresso está preparada para receber mais de 1,6 mil pessoas. Serão três salas de conferências no Expo Barigüi, que receberão especialistas nacionais e internacionais das áreas pública e privada, assim como do terceiro setor, além de mais mostras paralelas. Eles trarão cases e provocarão debates sobre temas relacionados às smart cities, como planejamento urbano, mobilidade, governança, novas tecnologias e sustentabilidade. O preço dos ingressos até o dia 20 de março é de R$1200, enquanto nos dois dias de evento será de R$1500. Estudantes pagam meia entrada mediante comprovação. A compra pode ser efetuada por meio do site oficial do evento,  após a realização da inscrição.
 
Sobre o iCities

"Segunda edição do Smart City Expo Curitiba acontecerá em março de 2019 no Expo Renault Barigui. Foto: Ana Gabriella Amorim/Gazeta do Povo. O iCities foi fundado em 2011 com a visão de um cenário em que as cidades tenham um papel muito mais proativo no desenvolvimento da sociedade. Dentre os projetos de maior relevância da empresa estão a vinda e organização do maior congresso do tema de smart cities de Barcelona para Curitiba – o Smart City Expo Curitiba -, o projeto de responsabilidade social iCities Kids, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Observatório Brasileiro de Cidades Inteligentes em São Francisco, na Califórnia (EUA), e as consultorias para municípios Smart Cities Brasil.

***
Com informações da Talk Comunicação.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.