Imagina reconhecer algum ponto turístico de um bairro através de um logotipo? É isso aí, esse é o trabalho do Identidade SP: criar um logotipo para cada bairro de São Paulo, ou melhor 450 logotipos. Demais né! Ficou curioso? Então confira mais sobre o projeto.
O Identidade SP é um projeto do casal Pedro Campos e Stella Curzio que tem como intuito divulgar a história, preservar o patrimônio e as tradições dos bairros paulistanos por meio da criação de logotipos. Para saber mais sobre o projeto o Cadernorama entrevistou o casal.
Quando e como surgiu a ideia de criar o Identidade São Paulo?
Pedro: Surgiu em 2009 a partir da curiosidade em saber o significado do nome Butantã, bairro onde morei por muitos anos. Realizei uma breve pesquisa e descobri informações históricas interessantíssimas e suficientes para compor um esboço do que seria o projeto. Foi então que percebi que tinha em mãos um briefing do bairro para a criação dos logotipos. Em 2013, em uma das arrumações corriqueiras, resgatei um caderninho antigo de anotações e achei os rabiscos do projeto, mostrei para a Stella e contei a ideia; no mesmo momento, ela achou o projeto fantástico e demos início.
Como é o processo de criação do logotipo desde pesquisas sobre o local até o processo criativo?
Stella: Eu pesquiso referências sobre os bairros nas mais diversas fontes e o significado dos nomes em dicionários da língua tupi e, quando há oportunidade, visito os bairros pessoalmente para conversar com moradores no intuito de descobrir percepções e lendas urbanas que somente moradores de longa data podem oferecer.
Pedro: Após a pesquisa, estudo também quais são os principais pontos turísticos e históricos de cada região, movimentos culturais importantes, fatos relevantes que influem de certa forma a característica de cada bairro e, então, no caso dos prédios tombados pelo patrimônio histórico, seleciono diversas fotografias do local e desenho diretamente no computador. Outras ilustrações, como nos casos do Tatuapé, Cursino, Tucuruvi etc., faço alguns esboços no papel e somente depois vou para o computador.
Vocês têm uma websérie no youtube, onde mostram os locais e inspirações para as criações dos logotipos. Contem-nos um pouco sobre esse projeto complementar.
Stella: A idéia surgiu após eu e Pedro estarmos parados num semáforo. Nesse dia ele havia feito um caminho diferente no retorno de uma reunião e como o GPS estava desligado, eu não fazia a menor ideia do local onde estávamos. Antes do semáforo abrir, eu olhei para minha direita e vi uma construção que me parecia familiar. Era uma parede de tijolos bem característica que me fez ter a impressão de já tê-la visto em algum lugar e, quando o semáforo abriu, olhei para frente e vi um grande mercado verde. No mesmo instante puxei no inconsciente que a construção a minha direita era a Estação Ciência e que o mercado a minha frente era o Mercadão da Lapa e me situei! Isso só foi possível porque o Pedro havia usando estes dois elementos como inspiração para a criação do Logotipo da Lapa então a ideia da websérie veio dai: ir até as construções representadas nos logotipos para que as pessoas associem as ilustrações ao bairro e contar assim as suas histórias e curiosidades, fortalecendo ainda mais o processo de identificação das pessoas com os bairros. O programa é roteirizado, dirigido e apresentado por mim e o Pedro é responsável pela captação de imagens, edição e sonorização dos episódios.
O que podemos esperar de novidade do Identidade São Paulo, para este ano?
Stella: Quanto aos logotipos, continuamos com a meta do Pedro criar mais de 450 logotipos e esperamos conseguir publicar um novo logotipo por semana. Na websérie, fechamos parceria com a empresa Vuelo Alto, para captação de imagens áreas por meio de drones, então os bairros vistos de cima vai valorizar ainda mais o conteúdo dos episódios, que pretendemos gravar um por mês. Permanecemos todas as segundas-feiras na Rádio Bandeirantes, no programa Manhã Bandeirantes, com o jornalista Marcelo Duarte, à partir das 10h, contando a historia de cada bairro e as inspirações para os logotipos. Este ano, inauguramos a nossa loja virtual. Por enquanto, temos 2 opções de canecas para cada bairro, uma para a branca e outra para a caneca preta, brincando com o fato de São Paulo ser ativa 24h por dia, criamos as versões “dia e a noite” (perceba que nas artes das canecas pretas, as luzes estão sempre acesas!). Mais duas novidades estão para ser lançadas: camisetas e, em breve, uma coleção especial de pôsteres com as ilustrações dos patrimônios históricos de São Paulo.
Pedro Campos é designer gráfico e fotógrafo, idealizador do projeto.
Stella Curzio é jornalista e fotógrafa, responsável pelo processo de pesquisa do projeto.