Ilha do Pacífico funciona apenas com energia solar

A ilha batia-se com problemas relacionados com recursos energéticos. Dependendo quase exclusivamente do petróleo, que tinha de importar, a energia em Ta’u era cara, pouco limpa e pouco fiável – as falhas e os apagões eram constantes.

“Lembro-me de uma altura em que o barco não vinha cá durante meses”, lembra-se Keith Ahsoon, um residente da ilha. “Dependemos do barco para tudo, incluindo para importar gasóleo para os geradores de electricidade. Quando o gasóleo começa a escassear, poupamo-lo e só o utilizamos de manhã e à noite. Os sistemas de água daqui também usam bombas, toda a gente na aldeia depende disso. É mau não saber o que esperar”, diz este proprietário de uma loja de comida, citado pelo blogue da SolarCity

Identificado o problema, a Tesla Motors e a SolarCity pensaram numa solução e instalaram uma micro-rede (sistema de distribuição de energia em rede, que se pode tornar autónomo em situações de crise como tempestades) com mais de 5300 painéis solares, capazes de gerar 1,4 megawatts de energia.

Aos painéis vai juntar-se uma das tecnologias criadas pela Tesla Motors, a powerpack, uma “bateria” de armazenamento de energia com capacidade para 6 megawatts por hora. Ao todo, serão instaladas 60 powerpacks, que, segundo as previsões, vão ser suficientes para suprir as necessidades energéticas dos 600 habitantes da ilha e construir uma rede eléctrica sólida, que pode ser usada durante todo o dia.

Os painéis conseguem produzir energia para três dias, se trabalharem à capacidade máxima, e recarregam completamente com sete horas de exposição solar.

O projecto, começado há menos de um ano, foi financiado pela Autoridade de Desenvolvimento Económico da Samoa Americana, a Agência de Protecção Ambiental e o Departamento do Interior, e espera-se que se traduza numa poupança significativa nos custos relacionados com a energia.

O vídeo da SolarCity e Tesla explica o funcionamento da “fábrica solar” na ilha da Samoa Americana.

***
Com informações do Público e SIC Notícias.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.