Instituto Butantan promove o maior evento de observação de aves da América Latina

Em três dias de evento, mais de 100 palestras serão realizadas em quatro auditórios, com o objetivo de promover um espaço criativo, que conecta natureza, ciência e sociedade. A programação aborda temas atuais do cotidiano, com os painéis temáticos “o uso público nos parques”, “saúde e natureza” e “cuidados em campo”.

“Aves do Acre”, “Floresta nas nuvens: a Serra do Apiaú, Roraima”, “Indo além dos checklists: comportamento social e de forrageio de aves”, “Jardim naturalista”, “Papel socioambiental da arara-vermelha”, “Os papa-capins e a ciência cidadã” e “Observação de aves na reserva Legado das Águas” são temas de algumas das palestras programadas.

A oficina de ilustração naturalista será oferecida com o intuito de fazer com que os participantes aprendam de forma clara e didática a base da construção de aves. Outra oficina será de pós-produção para fotografia de aves com o uso do programa Adobe Lightroom.

A caminhada de observação de aves, conhecida como #vempassarinhar, ocorrerá de hora em hora no sábado e no domingo. Quatro exposições e lançamentos de livros também fazem parte do Avistar, distribuído em espaços ao ar livre por todo o parque do Butantan. Durante o evento uma praça com food trucks estará à disposição dos visitantes.

As atividades envolvem também uma programação especial para as crianças nos dias 20 e 21, o Avistar Kids, com jogos, rodas de lendas e histórias, oficinas de pintura, oficina sobre ninhos – onde as crianças aprenderão sobre as formas dos ninhos das aves e construirão ninhos de argila –, entre outras atividades recreativas que buscam reconectar o público com a natureza.

Na programação destaca-se o “Ciência Aberta”, iniciativa em que pesquisadores do Butantan falam para o público sobre sua pesquisa. Os visitantes poderão acompanhar uma extração de veneno, entendendo como se faz o soro antiofídico. Saberão mais sobre aranhas e borboletas e aprenderão por que algumas espécies de serpentes sofrem risco de extinção. Além disso, vão descobrir como os cientistas estudam a migração das aves.

No sábado, o Buzum!, a companhia de teatro de bonecos sobre rodas que circula por todo o Brasil, estaciona no Instituto Butantan com o espetáculo “Mamulengo”, que explora o universo da cultura popular brasileira.

O Avistar Brasil 2017 ocorre entre os dias 19 e 21 de maio, no Instituto Butantan, que fica na avenida Vital Brasil, 1.500, zona Oeste da capital. Feiras, oficinas, exposições e passarinhadas são atividades abertas ao público e não precisam de inscrição.

Mais informações: www.avistarbrasil.com.br
***
Fonte: Agência Fapesp

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.