Jornal britânico inclui Ibirapuera na lista dos melhores parques do mundo

The Guardian, principal jornal do Reino Unido, publicou reportagem sobre os dez melhores parques urbanos do mundo, em que um dos destaques é um velho conhecido dos paulistanos.

O Parque Ibirapuera aparece na 1ª posição e tem destacados o projeto paisagístico de Burle Marx, que mistura os estilos cubistas e surrealistas de arquitetura, e as dimensões desse parque da capital paulista com 221 hectares. Com mais de 150 mil visitantes por fim de semana, segundo dados da prefeitura de São Paulo, o local foi descrito pelo jornal como um “parque exuberante, curvilíneo e, às vezes, misterioso”.

A reportagem publicada nesta sexta-feira (7) afirma que os 221 hectares de área verde no meio da cidade “são mais que essenciais”.

O texto ressalta os trabalhos do paisagista Roberto Burle Marx e do arquiteto Oscar Niemeyer. “O parque é exuberante, curvilíneo em todas as direções”, diz o jornal. “Algumas vezes misterioso, outras vezes irrompe em cores poderosas”, diz o jornal.

Além do Ibirapuera, estão na lista o Buttes-Chaumont, em Paris; Boboli (Florença); High Line (Nova York) Landschaftspark (Duisburg-Nord); Hampstead Heath (Londres); Park Güell (Barcelona); Summer Palace (Pequim); Olmsted Parks (Louisville) e Birkenhead Park (Merseyside).

Em nota, o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, o parque “tem uma área invejável” e “é um dos atrativos mais visitados por paulistanos e visitantes”

História

O nome Ibirapuera significa “árvore apodrecida” em tupi-guarani, por conta de uma aldeia indígena que ocupava a região quando ela ainda era alagadiça com solo de várzea.

Para minimizar a umidade, Manuel Lopes de Oliveira, então funcionário da prefeitura na década de 1920, começou a plantar árvores na região. Em homenagem ao pioneiro, atualmente um viveiro da unidade de conservação leva seu nome, Viveiro Manequinho Lopes, a estrutura é aberta à visitação, produz diversas espécies de plantas entre elas algumas medicinais para uso no município.

O parque conta com uma infraestrutura que inclui parques infantis, fonte multimídia, lanchonetes, áreas de estar, praças e o pavilhão de exposições Oscar Niemeyer, onde são realizadas as bienais de São Paulo. Para os amantes do esporte tem pista de corrida, ciclofaixa, bicicletário com aluguel de bicicleta, quadras poliesportivas, campos de futebol e aparelhos de ginástica.

A matéria: http://goo.gl/FKPfBl

Com informações do G1 e do Viagem em Pauta.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.