O mercado de mobilidade urbana é uma área muito explorada pelas startups. O empreendedor Nichollas Marshell é um fornecedor da prefeitura de São Paulo e conta quais são os desafios enfrentados para virar um fornecedor da administração pública. Ele criou um app de zona azul, que é um sistema de estacionamento rotativo em São Paulo.
A cidade de São Paulo tem cerca de 40 mil vagas de Zona Azul, que só podem ser pagas em aplicativos. A empresa do Nichollas é uma das 16 fornecedoras do serviço em SP. O projeto envolve não só o aplicativo, mas também a customização, de acordo com o que a prefeitura quer disponibilizar, como preço e informação, já que é um serviço público feito por uma empresa privada. E tem que ser feito de uma forma bem criteriosa.
Os cuidados começam já no processo que escolhe a empresa que vai ser contratada: por meio de licitação. Com a prestação de serviço para a prefeitura de São Paulo, Nichollas Marshell fatura R$ 80 mil por mês e agora vai começar a atuar em mais duas cidades.
O professor de estratégia do Insper, Sandro Cabral, explica que caso a empresa não cumpra aquilo que foi prometido, pode sofrer sanções e essas sanções variam de multas até a impossibilidade de realizar transações com o governo no futuro.
O aplicativo criado pelo Nicholas funciona assim: o motorista seleciona o veículo que quer estacionar e o período de tempo que quer estacionar. E a compra de créditos para pagar as vagas também é feita pelo próprio aplicativo, que mostra no mapa quais ruas têm o estacionamento rotativo. O empresário explica que há dois anos não se falava de Zona Azul de app digital.
Em São Paulo, o serviço acabou de completar um ano de uso. A capital paulista foi a cidade pioneira a ser 100% digital nessa questão. A cidade tem mais de 8,5 milhões de veículos.Ou seja, há muito espaço para vender para o governo no Brasil, onde 13% do PIB são compostos por compras públicas.
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Fonte: Pequenas Empresas e Grandes Negócios.