Produzido pela Conteúdos Diversos do publicitário Sérgio Lopes, o filme de 52 minutos mostra o desperdício em toda a cadeia produtiva de alimentos e tem como objetivo educar o cidadão e provocar reflexões sobre o tema.
“Cultura do Desperdício“ conta com a participação de Eduardo Giannetti da Fonseca, economista e escritor, e a fundadora da ONG Banco de Alimentos e “desobediente civil” Luciana C. Quintão, também autora da ideia original do documentário.
Eduardo e Luciana dividem suas opiniões e expertise sobre o assunto, com ativistas, pensadores e especialistas no tema desperdício e nova economia. A reflexões visam a conscientização dos espectadores bem como a sugestão de ações que gerem mudanças e possam promover um
O projeto é multiplataforma e poderá ser visto em diversas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram e canal proprietário no Youtube.
A trilha musical, um “Manifesto” contra o desperdício que estará disponível no Spotify, é composta por Vinícius Porto e Paulo Garfunkel e interpretada por Marco Antônio Gonçalves dos Santos, o “Skowa”. A trilha resume os principais pontos abordados no documentário e tem como refrão: Só pode ser burrice o desperdício / E o bicho homem é o responsável por isso / Enquanto tem gente morrendo de fome / Tem gente jogando comida no lixo.
A exibição, no lançamento, será seguida por um debate moderado por Fabrício Soler, especialista em resíduos sólidos, e participantes do documentário:
- José Valverde – Secretário Executivo do CONSEA SP.
- Luciana Quintão – Presidente da Ong Banco de Alimentos.
- Thaís Fontes – Rural banking Rabobank Brasil.
- Cláudio Zanão – Presidente da ABIMAPI.
- Dna. VILMA Paramezza – Condomínio Conjunto Nacional \ Paulista Viva.
- André Palhano – Virada Sustentável (a confirmar).
Ponto de partida
Estima-se que no Brasil, 3,4 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar. Um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado a cada ano.
“A partir da parceria com a ONG Banco de Alimentos e patrocínio do Rabobank Brasil, pudemos produzir o documentário. Nosso objetivo foi mostrar o desperdício dos alimentos próprios para o consumo e difundir o conceito de “aproveitamento integral”, incentivando a formação de um ciclo sustentável e a diminuição de lixo orgânico,“ diz Sérgio Lopes.
“O documentário, quer levar informação relevante para a audiência e expandir o conhecimento deste tema, atingindo a sociedade com um todo, para promover uma mudança de padrão cultural, incentivando ações para o fim da cultura do desperdício e para a promoção da cidadania consciente“ completa Sérgio.
Sobre Sérgio Lopes – Com mais de 30 anos de experiência profissional com passagem pelas principais agências de publicidade, Sérgio Lopes atualmente se dedica a projetos de responsabilidade social, utilizando sua expertise na área de entretenimento e publicidade. Foi responsável pela direção artística e integração de plataformas de mídia do Pavilhão Brasileiro na EXPO Milão 2015 que teve como tema “Feeding the Planet: Energy for Life” (Alimentar o planeta, energia para a vida).
Serviço
Lançamento – documentário “Cultura do Desperdício“ – Por uma sociedade mais consciente.
Dia 27 de Agosto 2017 das 15h às 18h.
Rooftop (terraço 2) do Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073 – São Paulo, SP.
Entrada grátis.
***
Da redação com informações da XCOM e Conteúdos Diversos..