Limpando Toronto juntos

Agora em seu 17º ano, o Clean Toronto Together é o maior programa municipal de limpeza de primavera do Canadá. City of Toronto.

Por Rosana Dias.

Algum compromisso na agenda de 22 a 24 de abril? Se você estiver em Toronto, pegue a sua luva, a máscara, um saco de lixo e se junte a algum grupo que participa do 2022 Clean Toronto Together, uma iniciativa da Prefeitura da cidade que volta à ativa depois de dois anos de interrupção pela pandemia.

Clean Toronto Together é realizado há 17 anos e, num final de semana de abril, reúne grupos de cidadãos vindos de escolas, centros comunitários, vizinhos de bairros e empresas para literalmente limpar os espaços públicos, essencialmente parques e praias depois de um (habitual) longo inverno.

Só de parques e espacos verdes, Toronto tem mais de 1.500. Um deles, inclusive, é uma bela ilha, a Centre Island, localizada em frente à cidade. Praias abertas para natação são 11, que funcionam a todo vapor de junho a setembro, o topo do verão canadense.

Só de parques e espacos verdes, Toronto tem mais de 1.500. Foto: City of Toronto.

O inverno por aqui perpassa as estações oficiais e a temperatura permanece baixa de setembro a abril, talvez maio ou junho. A neve cobre os parques e a quantidade de lixo se acumula. Bitucas de cigarros, máscaras, copos de café e lixo em geral estão em todo lugar. Ah, mas não tem pessoal de limpeza? Lógico que tem, mas que não dão conta de tudo. E este exercicio de cidadania serve para mostrar que a cidade é de todos.

A Prefeitura informa

A neve cobre os parques e a quantidade de lixo se acumula. Foto: City of Toronto.

Agora em seu 17º ano, o Clean Toronto Together é o maior programa municipal de limpeza de primavera do Canadá. Durante um período de quatro semanas antes das limpezas da comunidade em abril, a cidade disponibilizou mais de 250 equipamentos, incluindo aspiradores de lixo, varredores, carregadores frontais, caminhões basculantes, varredores de calçada e hidrolimpadoras, para remover sujeira, detritos e grafites de ruas, parques e cursos d’água.

Algumas das atividades de limpeza de primavera da cidade incluem:

  • Limpeza de despejo ilegal
  • Limpeza de avenidas e vielas
  • Remoção de lixo e entulhos em parques
  • Limpeza de lixo nas linhas das cercas
  • Varredura de rua para limpar sujeira e detritos das ruas

O público pode fazer sua parte para ajudar a manter Toronto limpa e segura, descartando adequadamente os itens, incluindo máscaras e luvas descartáveis, nas lixeiras disponíveis nas ruas e nos parques e não jogando lixo no chão.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
Rosana Dias Lancsarics
Rosana Dias Lancsarics é uma jornalista, com experiência em redações e na área de comunicação corporativa. Divide o seu tempo entre o Brasil e o Canadá, país onde estudou e passa parte do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.