Livro reúne fotografias de 13 parques urbanos de São Paulo

Imagem: reprodução. Os ensaios de Tatewaki Nio e André Bueno são um registro revelador e surpreendente de uma nova etapa na vida social de São Paulo. Os paulistanos estão voltando a frequentar espaços públicos e a conviver com pessoas diferentes, exercitando sua civilidade ao negociar o compartilhamento desses locais. Para muitos moradores da cidade, mais acostumados com a São Paulo privada e entremuros do passado, será uma surpresa ver essa faceta mais livre dos seus concidadãos.

Os registros fotográficos de Parques urbanos de São Paulo indicam que os parques da cidade têm conseguido acomodar a pluralidade das formas de lazer e diversão dos moradores da cidade. Além disso, traz à luz o “arquipélago verde que pode ser visto tanto como a lembrança de uma época em que a área do município era coberta de rios e mata atlântica, como a semente de um futuro em que um bom planejamento urbano fará brotar na cidade estas ilhas dedicadas à diversão e à convivência”, nas palavras de Thyago Nogueira, curador do volume.

O conjunto de imagens reunidas no livro mostra, assim, que a retomada dos espaços públicos pelos cidadãos está em curso e já é visível nos parques de São Paulo, onde os diferentes aprendem a conviver respeitosamente. Espera-se que, no futuro, essa dinâmica ultrapasse os perímetros dos parques, alicerçando a cultura de coexistência tolerante que é fundamental para a vida em cidade.

Na cidade de São Paulo, a diversidade de visões está expressa na diversidade dos parques. Foto: André Bueno..

Os parques retratados são: Cantinho do Céu, Parque do Povo, Jardim Prainha, Parque Modernista, Parque Vila Guilherme, Parque Vila Prudente, Parque Villa-Lobos, Parque Cidade de Toronto, Parque da Independência, Parque do Carmo, Parque Ibirapuera, Parque da Aclimação e Jardim da Luz.

A obra reflete os múltiplos papéis dessas áreas de lazer no cotidiano das grandes cidades. Parque do Ibirapuera. Foto: Tatewaki Nio.

Serviço

Livro: Parques Urbanos de São Paulo 
Fotografia: André Bueno e Tatewaki Nio
Curadoria: Thyago Nogueira
Realização: BEI Editora e Arq.Futuro
Número de páginas: 256
Formato: 15.5 x 22.5 cm
Idioma: Português/Inglês
Preço de capa: R$ 75,00

***
Fonte: Cobogó Relações Públicas.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.