A bicicleta já ganhou as ruas europeias e usá-la como meio de transporte já não é novidade daquele lado do oceano. Pegando carona nessa realidade, as empresas se esforçam para acompanhar a tendência em duas rodas.
Conservadora, a cidade alemã é considerada uma das piores do país para se pedalar. Segundo os criadores, se o projeto der certo ali, ele poderá ser implantado em qualquer outro lugar.
Realizados pelo site, cada pedido é entregue de bicicleta por um aposentado da cidade no mesmo dia em que foi solicitado. “Nós queríamos integrá-los na sociedade de uma maneira vital. No Kiezkaufhaus, eles fazem a interface com o cliente e entregam na porta de suas casas”, destaca Nanna Beyer, que liderou o projeto para o estúdio de design.
O modelo proposto pela startup alemã colabora com a criação de oportunidades de trabalho para os aposentados, joga luz sobre a questão da mobilidade urbana, minimiza a pressão que as grandes cadeias exercem sobre os pequenos negócios e diminui as emissões de carbono na atmosfera.
Segundo os criadores, um pequeno produtor não consegue enfrentar a concorrência das grandes redes sozinho, mas em conjunto são capazes de compartilhar um modelo de negócio para disputar de igual para igual com as empresas maiores. E pedalando, o que é melhor!