As compras online permitem que as pessoas consigam o que precisam sem ter que sair de casa para buscar, diminuindo o número de deslocamentos necessários. Mas o aumento do volume de entregas também contribui para a emissão de gases poluentes, uma vez que a maioria delas são feitas com o uso de veículos motorizados. Em Londres, a expectativa é de que a frota de vans que realizam esse serviço cresça 20% nos próximos 15 anos.
Com mais carros de entrega circulando, sendo que 60% deles não chegam a carregar um quarto da sua capacidade, o congestionamento causado por esses veículos aumentou 3,4% entre 2008 e 2014.
A capital inglesa, que usou pombos carregando sensores para medir a poluição do ar e abriu os dados para consulta no Twitter, agora está dando incentivos para diminuir o impacto ambiental das entregas. A estimativa é que os poluentes presentes no ar da cidade sejam responsáveis por 10 mil mortes por ano.
Uma das alternativas para que as pessoas possam fazer suas compras sem culpa é a substituição da frota de vans a diesel por veículos elétricos. Outra é mudar a forma de organizar as entregas, de maneira que a empresa não precise enviar os pacotes enquanto as vans ainda estiverem quase vazias e o cliente atenda a porta apenas uma vez para receber todos os seus pedidos de uma vez.
A Gnewt Cargo é uma empresa que faz 20 mil entregas diárias em Londres com seus veículos elétricos, e receberá fundos do departamento de transporte municipal. Ela tem como clientes outras companhias de delivery como TNT Express, Hermes Parcelnet Ltd e DX Group. A sua frota é responsável por carregar os pacotes pelos últimos quilômetros de seu trajeto até o cliente final, sem emissão de poluentes. A intenção da administração local é acelerar a transição do transporte a diesel para o elétrico no setor por meio de incentivos.
Com apenas 100 veículos em sua frota, a Gnewt cargo fez 2,6 milhões de entregas no ano passado. Segundo a Bloomberg, a Hermes Parcelnet reduziu em 67% a quantidade de emissões anuais de dióxido de carbono, resultado da redução do número de viagens após a contratação do serviço.
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Por: Camila Montagner no Outra Cidade.