Luiz Melodia: o ‘Negro Gato‘ vivo para sempre

Por conta do seu falecimento no início de agosto, foi enorme a quantidade de “homenagens” a esse grande talento da MPB nascido no Morro de São Carlos, publicadas no Facebook com reproduções de trechos dos seus shows e de suas canções marcantes. O músico lutava contra um câncer na medula. Chegou a fazer um transplante de medula óssea e resistiu ao procedimento, mas não respondeu bem à quimioterapia, infelizmente.

Uma das publicações que vi, registrou o duo dele com Cássia Eller, cantando “Juventude transviada”. Uma combinação feliz de dois intérpretes poderosos, que viveram da música com dignidade e deixaram gravadas performances maravilhosas, as quais resistirão aos tempos.

Algumas canções de Melodia foram gravadas e cantadas por outros artistas: Gal, (Pérola Negra), Maria Bethânia (Estácio, Holly Estácio), Jards Macalé (Farrapo Humano), e Zeca Pagoginho (Poeta do Morro). No show que deu origem ao DVD “Luiz Melodia Convida”, de 2002, Elza Soares e o Negro Gato fazem uma interpretação maravilhosa de “Fadas”.

Nos final dos anos 1980 tive a felicidade de assistir a uma apresentação de Luiz Melodia no Teatro Castro Alves, em Salvador. Foi a primeira e a única vez que o escutei ao vivo. Graças às facilidades tecnológicas, de vez em quando o revisito via apresentações disponíveis no Youtube ou em outras plataformas musicais.

O programa conduzido por Faro (1927-2016), a que me referi no iníco, tem uma direção aconchegante e intimista, que privilegia o “close” e a manifestação sincera do entrevistado. No Ensaio, a música é o prato principal, com depoimentos que “costuram” os silêncios antes das respostas e as canções interpretadas. 

Naquela atmosfera de afeto, Luiz Melodia, além de excepcional letrista de voz única, evidenciou com ternura, humildade e gratidão, outras belezas de sua personalidade e de ser humano digno, verdadeiro, e companheiro, que trilhou os caminhos da música com absoluta fidelidade, respeito e dedicação.

Como os gatos têm sete vidas, ele viveu apenas uma delas, e tomara que, para a nossa alegria, venham outras com o mesmo talento e dedicação. Por aqui, fico. Até a próxima!

E para quem quiser assistir, aqui está a íntegra do Programa Ensaio com Luiz Melodia. Uma melodia! 

***
Leno F. Silva é diretor da LENOorb – Negócios para um mundo em transformação e conselheiro do Museu Afro Brasil. Escreve às terças-feiras no São Paulo São.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.