MAC-SFX 2017 termina no próximo fim de semana com filmes e shows especiais

Grupo de Viola e Catira de São Francisco Xavier. Foto: Divulgação.No sábado (29), a programação começa às 16h30, com a apresentação do Grupo de Viola e Catira “Trais dus Monti”, que foi fundado em 2002 em parceria com o extinto Clube dos Tropeiros e Violeiros, que geralmente acontecia nos feriados de Corpus Christi, de São Francisco Xavier. Integrado por moradores, em sua maioria, nativos do distrito de São José dos Campos, o grupo vem batalhando para manter a antiga tradição da região, preservando a história e a memória de seus antepassados. 

Depois, é a vez de Sergio Righi, às 18h30, que atuou como produtor e diretor de rádio e televisão por mais de 20 anos sempre esteve ligado ao universo da música. Multiinstrumentista, cantor e compositor desenvolve um trabalho eclético que abrange MPB, jazz, música eletrônica e ritmos brasileiros. Ele participou de vários grupos de canto erudito e bandas de MPB e jazz. Como músico autodidata busca desafios em suas habilidades em vários instrumentos. Morador de São Francisco Xavier desde 2006, nesta edição da MAC apresentará composições próprias, tocando baixo, guitarra, viola caipira e wavedrum.

Ainda no sábado, às 19h30, os espectadores terão a oportunidade de assistir o espetáculo de dança contemporânea “Nós”. 

Depois, às 20h, Ronaldo Cesar (guitarra e voz), Daniel Gonçalves (guitarra), Patrícia Resende (bateria) e Célio França (guitarra) se juntam no palco.  

Os Estrambelhados, filhos autênticos de São Luiz do Paraitinga. Foto: Claudia Pinheiro / Divulgação.Na sequência, às 21h, o DJ Punkman mostrará a sua música eletrônica. Entusiasta do gênero, Punkman vivenciou a cena paulistana na década dos anos 1990, cujas influências vêm de Minimal techno, House, Drun an Bass, entre outros.

No domingo (30), às 14h, a programação começa com Sheila Vilela e a sua música regional. Ela é moradora de São Francisco Xavier e canta canções de domínio popular de renome nacional, como Almir Sater, Elpídio dos Santos, entre outros. Sheila promete interpretar agradáveis músicas regionais e caipiras, do interior de São Paulo. Ela, que também toca violão, será acompanha da viola de Fred Vilela, da Estela, no pandeiro, e de Valdeci (voz e acordeom), todos moradores de São Francisco Xavier.

A partir das 15h30, é a vez de um convidado muito especial: o Grupo de São Luiz do Paraitinga. Formado por jovens aprendizes do “Projeto Cultura e Identidade”, ele trará a sonoridade de uma “banda de pífanos do Paraitinga”, com vozes, flautas e percussão.  Com sete em integrantes, o repertório terá toadas de congada, além das danças do caranguejo e do sabão, temas típicos da região. O grupo também aprecia e tocará músicas da MPB com artistas como Luiz Gonzaga e Milton Nascimento. A apresentação terá a participação especial de Leandro Barbosa, da banda Estrambelhados e trio Inhengatu. 

Já, às 16h30, a MAC-SFX 2017 termina com o espetáculo Tom da Serra.

Estudantes das Escolas Públicas

Estudantes terão a oportunidade de conhecer as obras expostas no Casarão da Fazenda. Foto: Divulgação.Os alunos das escolas públicas do distrito de São Francisco Xavier terão um período exclusivo para visitação. Após o encerramento da MAC-SFX 2017, entre os dias 1º e 15 de agosto, os estudantes terão a oportunidade de conhecer as obras expostas no Casarão da Fazenda. É ideia é promover a inclusão cultural e social dos jovens com a edição deste ano do evento. Os artistas que expõe na mostra acompanharão os estudantes nas visitas, além de realizarem atividades com os jovens alunos.

Durante todo mês de julho, além da exposição de artes visuais, foram realizadas nos finais de semana apresentações de estilo musical variado, da viola caipira ao hip hop, com músicos e grupos da cidade e convidados. As apresentações acontecem em uma tenda montada na área externa do Casarão da Fazenda, na Rua XV de Novembro, 1051, como o antigo curral, salas de depósito, ou ao ar livre. As atividades e o estacionamento no local são gratuitos. 

O evento é realizado a cada dois anos e tem por objetivo difundir e valorizar as produções artísticas e culturais locais. A ideia é criar oportunidades para que os artistas – residentes fixos e os de segunda casa – possam se manifestar por meio da exposição de seus trabalhos, nas mais diversas formas de expressão, sejam elas na música, teatro, performance, dança, cinema,  pintura, escultura e fotografia. 

Serviço
MAC-SFX 2017
Casarão da Fazenda
Rua XV de Novembro, 1051 – São Francisco Xavier – SP.
Entrada e estacionamento no local / gratuitos.
Visite a página do MAC-SFX 2017 no Facebook

***
Com informações de Neusa Spaulucci e Vinicius Novaes / Assessoria de Comunicação da Mostra.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.