Manual da Família – A Difícil Arte de Educar no Século XXI em e-book para toda a população

O que é família? Qual o seu potencial? O que é ser família na sociedade atual? Como estimular os membros da família a praticar comportamentos fundamentais à cidadania e cooperação? 

Estes e outros questionamentos seguem permeando as mentes dos indivíduos na sociedade contemporânea. Pensando nisso e com o intuito de estimular encontros e vivências em ambientes de relações sociais, a Associação Cultural Casa das Caldeiras, junto em parceria com a Fundação Itaú Social, pesquisou e desenvolveu o Manual da Família – a difícil arte de educar no século XXI, e-book que será lançado em junho e disponibilizado gratuitamente para toda a população!

 

O que é ser família

Em evento especial, recriando o universo familiar, a Associação Cultural Casa das Caldeiras, promove no dia 14 de junho, o lançamento oficial do Manual da Família – A difícil arte de educar no Séc. XXI, e-book realizado com o apoio e patrocínio da Fundação Itaú Social, sobre competências sócio relacionais e a construção de ambientes sadios e potentes, para que elas sejam desenvolvidas juntamente com valores. 

Em um evento exclusivo para convidados, os organizadores apresentarão o resultado do projeto construído durante meses de pesquisa sobre o tema junto a comunidades. Foram realizadas entrevistas, vivências com diversos tipos de famílias e, durante as oficinas, conversas sobre as competências não-cognitivas como potência, como por exemplo: empatia, respeito ao outro, autonomia, estabilidade emocional, capacidade de superar fracassos, sociabilidade, curiosidade, perseverança e assim por diante.

Como conquistar valores, atitudes e comportamentos fundamentais ao exercício da cooperação, da cidadania ativa e responsável, ao olhar tolerante e compreensivo, junto aos nossos companheiros de viagem nesta fascinante e complicada vida no século 21?

Educar uma criança ou adolescente é, neste século, tarefa árdua para muitos agentes na sociedade como um todo: família, escola, igreja, amigos, adultos próximos, redes sociais. Nota-se a necessidade de uma formação compartilhada, algo que vá além dos projetos sócio educativos destes agentes e além da capacidade cognitiva. 

O Manual da Família – A difícil arte de educar no Séc. XXI, chega com o objetivo de estimular ações e propor uma reflexão de forma inclusiva sobre um tema tão complexo e tão necessário. Através de um e-book, que será disponibilizado gratuitamente para download, o projeto visa estimular as experiências em família, a troca de informações e a ajuda mútua no desenvolvimento de uma sociedade melhor. 

“Queremos estimular os encontros! Quando se trata de família, não existe receita pronta, não há fórmula mágica! Cada família é única e insubstituível e, apesar do atual descrédito atribuído a esta instituição, ela continua sendo a base da educação, dos cuidados e da formação de todos nós” … explicam Patrícia Mendes e Karina Saccomanno Ferreira.

Este manual é de fato um livro diferente, que além de estar disponível para utilização, compartilhamento e consulta, tem o objetivo de fazer parte efetivamente dos encontros, com dicas, motivações, orientações para educar e desenvolver pessoas. “Prezamos por manter uma linguagem de fácil acesso para todas as pessoas, independente de faixa etária, classe social, gênero, e assim por diante. O objetivo é que o manual faça parte dos encontros da vida! É um livro que pode ser lido em conjunto pela família (pais e filhos), professores e alunos, trabalhadores sociais e qualquer um que queira se inspirar, para construirmos uma sociedade mais sensível e humana. “ comenta Marcela B. Camara

Além de textos, o e-book conta com vídeos, atividades, dicas, sugestões e ideias criativas de oficinas que poderão ser aplicadas no dia-a-dia e que foram testadas anteriormente durante o processo de elaboração do e-book. 

A pesquisa do projeto contou com a participação de famílias que deram seu relato, contaram suas estórias, emocionando os participantes em cada uma das oficinas, traçando a história dos tempos, das sociedades em que viveram, marcando seu lugar como o núcleo mais básico e persistente da humanidade. Baseando-se em depoimentos das mais distintas famílias, que persistiram no tempo enfrentando guerras, fome, pragas, pobreza, miséria, luxo e riqueza, o Manual enxerga a Família como uma instituição que tem a cultura de seu tempo como terra fértil a guiar seus passos.

Crianças na oficina de sensibilização do Manual da Família na Casa das Caldeiras. Foto: Divulgação. 

Em uma era consumista, de individualismo crescente fortalecido por conexões intensas nas redes sociais e virtuais (atualmente a base maior da socialização), vivemos em sociedades complexas, globais e ao mesmo tempo contraditórias, com mudanças a todo o momento que alteram os padrões econômicos, sócio culturais e políticos. Novas formas de experiências sociais e afetivas vieram acompanhadas de algumas consequências e acabaram deixando um pouco de lado a saudável convivência. Neste âmbito, se faz necessário o desenvolvimento de competências sócio relacionais, essenciais para uma boa qualidade de vida.

O desenvolvimento destas capacidades depende de famílias, comunidades e são fundamentais no processo educacional, pois nelas se expressam valores e atitudes de convivência, perseverança e pertencimento, necessários para impulsionar quaisquer aprendizados, ganhar confiança social e, sobretudo, auto confiança para partilhar e participar. O projeto Manual da Família tem como objetivo estimular a formação compartilhada entre as famílias com seus filhos, organizações sociais as mais variadas instituições e pessoas, que atuam junto a crianças e jovens.

“Há um outro diferencial no processo educativo que queremos invocar: uma abordagem totalizante, integradora capaz de romper com as segmentações, paralelismos, fragmentações disciplinares e todos os tipos de fragmentações.” – explica  Maria do Carmo Brant de Carvalho, autora do projeto.

O e-book será lançado oficialmente no dia 14 de junho, em um evento na Associação Cultural Casa das Caldeiras, e contará com a participação de vários convidados, especialistas das áreas de educação, direitos humanos, cidadania e interessados em discutir os rumos da instituição família e a difícil arte de educar no século XXI. Após o lançamento, é possível acessar o e-book através do link que será disponibilizado na fanpage: https://www.facebook.com/manualdafamiliaXXI/

Clique e assista o primeiro video do Manual da Família, produzido na Associação Cultural Casa das Caldeiras com patrocínio da Fundação Itaú Social.

***
Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.