‘Minhoca na Cabeça‘, novo espetáculo do Grupo Esparrama, fala sobre nossa relação com a cidade

O Grupo Esparrama formado por Kleber Brianez, Rani Guerra, Iarlei Rangel, Luciana Gandelini e Ligia Campos, desde novembro de 2013 promove importantes ações no Minhocão e seu entorno. É um dos principais agentes culturais da região e um dos grandes responsáveis pela “nova” ocupação deste espaço, atraindo famílias inteiras para assistir seus espetáculos e passar domingos diferentes. Com a intervenção cênica realizada na janela de um apartamento, o grupo convida o público passante para se aproximar e assistir a um inusitado espetáculo, a cerca de dez metros de distância, se acomodando nesse viaduto, que aos domingos é fechado para os carros e aberto para que a população ocupe de diversas formas. 

Uma janela com vista para a cidade

Criada pelo diretor de arte e cenógrafo Jaime Pinheiro, a janela azul, virou uma das grandes marcas do teatro na janela. “A construção desta janela foi algo extremamente pensado. Ela possui ângulos na diagonal que atraem os olhares do público para o que está sendo apresentado. É através desta janela que se estabelece um universo fantástico, fazendo um contraponto com a janela ao lado, que no primeiro espetáculo apresentava a “realidade”. A cor e formato foram pensados para que dentre tantas janelas “comuns” que estão ao redor do Minhocão, esta em especial, significasse uma passagem para um outro universo. Um universo lúdico, cheio de imaginação e possibilidades. Por isso, ela tinha que se destacar”, comenta Jaime. 

Segundo o diretor Iarlei Rangel, “Quisemos metaforicamente inverter a função da janela. Ao olhar para ela o público não está numa posição de voyer, espiando para o mundo privado de um apartamento. Pelo contrário pretendemos que ao olhar para ela, o público enxergue um recorte da Cidade.”

Por estar em um local privilegiado para poder ver diversos aspectos do crescimento desordenado e absurdo da cidade, a janela que fica em frente ao Elevado Presidente João Goulart, exatamente no centro da cidade, permitiu ao grupo criar uma fábula que faz uma reflexão divertida, mas bastante crítica, da relação que estabelecemos com uma cidade que nos assusta. A desumanização das relações, a violência, a identidade de gênero, a especulação imobiliária e a utopia são alguns dos assuntos tratados no espetáculo.

A discussão sobre o uso do Minhocão faz-se mais necessária neste momento em que a Prefeitura Regional da Sé, acaba de enviar uma proposta atendendo ao pedido do Ministério Público, restringindo o uso do Minhocão. O Grupo Esparrama prepara uma série de ações para convocar a população para o diálogo e participação nesta importante decisão. 

Junto com o público, o Grupo Esparrama quer reafirmar a apropriação e utilização desse espaço como um local permanente de convívio com a arte, atuando também como forma de transformação social. “Pretendemos continuar transformando, trocando experiências e acima de tudo crescendo com essa troca! Ouvir, aprender e quem sabe multiplicar ações que modifiquem a vida dos moradores da região para melhor!”, diz Iarlei Rangel, diretor do Grupo Esparrama.

Foto: Sissy Eiko.

 

Foto: Sissy Eiko.

Minhoca na Cabeça

Menina está de mudança! Ela saiu de uma cidade pequena, com muito espaço, e chegou numa cidade gigantesca, onde não cabe quase nada. Nos bairros não cabem praças, nas praças não cabem árvores, nas árvores não cabem crianças. O único lugar em que parece caber algo é em sua própria cabeça. Cabem suas brincadeiras, suas invenções, suas birras e seus sonhos. Tem até um espaço para o medo da cidade. E foi nesse espacinho que uma minhoca veio fazer morada. Não demorou e a minhoca folgada começou a ocupar muito espaço. Mas, para a sorte de Menina, seus atrapalhados amigos Haroldo e Heraldo aparecerão para ensinar novas formas fantásticas de ver essa cidade maluca e navegar por ela. Para acompanhá-los Menina terá de enfrentará seus medos e decidir o que fará com a minhoca na sua cabeça.

Serviço

Esparrama na Janela – “Minhoca na Cabeça“
Temporada: de 26 de março a 23 de abril de 2017 – Horário: 16h.
Local: Minhocão (Elevado Presidente João Goulart) – altura do número 158 da Rua Amaral Gurgel – Acesso do público: Pelas alças de acesso do Minhocão no Metrô Santa Cecília ou da Rua da Consolação.
Nestes pontos haverá sinalizações indicando o local da apresentação. No caso de chuva, o espetáculo não acontece.
Mais informações e a programação completa, você encontra na página: https://www.facebook.com/grupoesparrama/

***
Com informações Luciana Gandelini.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.