Considerado o mais importante evento de arte e tecnologia da América Latina, o festival ocupa, além da fachada, o Centro Cultural Fiesp-Ruth Cardoso com instalações interativas, obras de realidade virtual com óculos 3D, games, animações, videoarte, net arte, arte sonora e performances de artistas de 31 países. Ao contrário de outras exposições, o visitante é convidado a interagir com os trabalhos. A entrada é gratuita.
Este ano, o festival tem como tema a transgressão de fronteiras entre as diferentes estéticas artísticas e a tecnologia. Entre os destaques, o experimento em 4D “Be boy, be girl” promete inquietar o público. O trabalho dos holandeses Frederik Duerinck e Marleine van der Werf aborda a questão de gênero de um jeito diferente: colocando o visitante para viver uma inusitada experiência num cenário praiano no corpo de uma mulher e de um homem.
Ao longo de quatro domingos, de 17 de julho a 7 de agosto, sempre às 15h30, artistas também apresentarão performances sonoras e audiovisuais no palco montado em frente ao prédio da Fiesp. A segunda edição do File Anima+Games premiará três trabalhos que mostrem a ponte entre os universos das animações e dos games, com ênfase na influência mútua desses dois meios.
Serviço
FILE 2016 – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica.
Quando: 12 de julho a 28 de agosto de 2016, das 10h às 20h (entrada até às 19h40).
Onde: Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso (Avenida Paulista, 1.313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô).
Quanto: entrada gratuita.
Mais informações: pelo site www.file.org.br e pelo telefone (11) 3146-7439.
***
Do UOL, em São Paulo.