MU.ITA, novo museu virtual reúne obra, acervo e memórias de Itamar Assumpção

Primeira iniciativa neste âmbito com tradução em iorubá, o MU.ITA foi concebido a partir do Chamada Música em Movimento 2018, edital da Petrobras Cultural. Neste momento totalmente virtual, o museu conta com a direção-geral de Anelis Assumpção, filha do artista.

Itamar Assumpção e a Banda Isca de Polícia na década de 80 em São Paulo. Foto: Divulgação.

O MU.ITA terá uma mostra permanente sobre Itamar e exposições de curta duração que contemplarão artistas contemporâneos.
 
Com um acervo de mais de 2 mil itens, o museu fará um passeio pela memória preta de um dos maiores nomes da cultura brasileira, em intervenção com outras memórias pretas da diáspora. Além das mostras, a instituição dedicará um espaço a uma de suas filhas e à interseccionalidade entre pessoas que se dedicaram a produzir trabalhos acerca das religiões de matriz africana: a Sala Serena.

Álbuns da discografia do artista. Imagem: Divulgação.

Com curadoria coletiva de Anelis Assumpção, Frederico Teixeira e Ana Maria Gonçalves (autora de Um Defeito de Cor ), o MU.ITA pretende ser a principal fonte de pesquisa sobre o artista.
 
O museu poderá ser visitado neste link: https://www.itamarassumpcao.com/

 
***
Fonte: Itaú Cultural.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.