Na região de Lisboa, o comércio de Cascais e Estoril vai abolir uso de canudinhos, sacolas e garrafas de plástico

Pedro Morais Soares, presidente da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril, considera que “é essencial que se produza uma mudança de atitude de todos nós relativamente à proteção do meio ambiente e a administração pública, nomeadamente a local, tem um papel importante nessa sensibilização”.

“É do conhecimento público que, em geral, um terço do lixo doméstico é composto por resíduos plásticos. Consideramos este valor preocupante pelo que nos orgulhamos do passo que vamos dar relativamente à abolição dos plásticos nos nossos serviços”, acrescenta este responsável.

A iniciativa da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril nasceu de uma parceria com o Movimento Claro Cascais, “um grupo criado por três estudantes cascalenses com o objetivo de sensibilizar a população de que progresso não deve ser sinónimo de violação ambiental”.

“Este movimento inspirou-se numa campanha de sucesso, realizada em Cornwall, Inglaterra, que sensibiliza as populações para os danos que os plásticos descartáveis, em particular, as palhinhas , podem causar aos oceanos”, explica um comunicado da referida Junta de Freguesia.

Este documento sublinha que, segundo o Ministério do Ambiente Brasileiro, cerca de 80% das embalagens plásticas são descartadas após uma única utilização, acrescentando que, recentemente, foi descoberta uma quantidade de lixo a flutuar no oceano pacífico com uma área que equivale a duas vezes o território dos EUA.

Leia também: 

***
Por Nuno Miguel Silva no Jornal Econômico.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.