Na Virada da Mobilidade, (Des)Ocupa a Rua promove um dia de atividades no espaço das vagas para carros

O (Des)Ocupa a Rua foi concebido para mostrar o que o espaço das vagas representa. Organizado pela Purpose em parceria com ITDP Brasil e IDEC e apoio da 99 App, o evento acontece nesta sexta, 21 de setembro – véspera do Dia Mundial Sem Carro – das 9h às 17h. Nesse período, 200 metros de vagas nas proximidades da estação Fradique Coutinho da Linha Amarela do Metrô darão lugar a atividades educacionais e lúdicas, como ioga, quiropraxia, oficina de silk e de brinquedos, entre outras. O objetivo é mostrar na prática como o espaço das vagas de estacionamento nas ruas pode beneficiar pessoas ao invés de carros. 

Estação Fradique Coutinho do Metrô no bairro de Pinheiros. Foto: Urbzy.

“Abolir as vagas melhoraria imediatamente o fluxo de quem não opta por usar ou não pode ter carro. Essa mudança no paradigma da mobilidade já começa a aparecer em várias cidades do mundo, inclusive na América Latina”, conforme dados do ITDP Brasil destacados por Bruna Galvão etc, coordenadora de campanhas da Purpose e especialista em mobilidade. “Para os 30% das pessoas que andam de carro pela cidade, a ideia pode parecer desproposital. Mas, para os outros 70% que transitam a pé, de bicicleta ou transporte público, esse tema deve ser tratado como prioridade”, completa.  Bruna lembra ainda que mesmo as melhorias necessárias nos sistemas de transporte, como corredores e faixas exclusivas de ônibus, trens, metrôs, ciclovias e calçadas, exigem que menos espaço seja destinado aos carros.

Espaço que pessoas ocupam no trânsito. Foto: reprodução.

A 99 entra como parceira do evento porque a empresa entende que as plataformas de mobilidade são alternativas viáveis de transição entre o uso do carro próprio e o transporte como serviço. Assim como porque já tem contribuído com a redução de necessidade por estacionamentos. Um estudo recente da FIPE-USP aponta que, hoje, a plataforma já libera cerca de 80 mil vagas diariamente – equivalente a 20 garagens de shopping centers.     

A ação faz parte do calendário oficial da Semana da Mobilidade promovida pela Secretaria de Mobilidade e Transportes de São Paulo, que tem entre suas missões o estímulo à construção de uma cultura de mobilidade baseada em cidadania, respeito e tolerância.  

Serviço

(Des)Ocupa a Rua  

Data: 21 de setembro de 2018 
Horário: das 9h00 às 17h00 
Local: Rua Fradique Coutinho, entre as Ruas Teodoro Sampaio e a Rua Cardeal Arcoverde – nas vagas de estacionamento. Próximo à estação Fradique Coutinho (Linha 4 – Amarela) 
Realização: Purpose, em parceria com IDEC e ITDP, e apoio da 99 App.

***
Com informações Aviv Comunicação.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.