Não faça do seu carro uma arma

O trânsito brasileiro é o quinto mais violento do mundo, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
De acordo com pesquisa feita pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, a cada 12 minutos uma pessoa morre vítima da violência no trânsito no Brasil, ou seja, 5 mortes a cada hora. Já o número de vítimas de armas de fogo e agressões é de 6 por hora.
 
“Como podemos observar, o trânsito produz praticamente a mesma quantidade de vítimas que a violência no Brasil”, destaca o diretor-presidente do Observatório, José Aurelio Ramalho.

Foto: Getty Images.

O uso de celular é a terceira maior causa de acidentes fatais, atrás apenas do excesso de velocidade e do consumo de álcool pelos motoristas. O chocante é saber que 98% dos acidentes são por falha humana – e não por questões técnicas. Sim, a responsabilidade é toda nossa. E a melhora desse quadro depende da conscientização e da mudança de comportamento de toda a sociedade.
 
“Cada cidadão deve abraçar esta causa e se comprometer em conhecer e respeitar as leis de trânsito pelo bem de todos”, diz Ramalho, lembrando dos sete pecados capitais (veja no quadro abaixo) que podem ser evitados para poupar vidas.

Fonte: Observatório Nacional de Segurança Viária.

 ***
Conteúdo semanal assinado pelo Pro Coletivo, blog parceiro de conteúdo, especializado em assuntos da multimodalidade.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.