Negócios - São Paulo São

São Paulo São Negócios

 

O projeto foi criado para ser um espaço de visibilidade para as mulheres que contribuem para a ciência brasileira. Foto: Getty Images.O projeto foi criado para ser um espaço de visibilidade para as mulheres que contribuem para a ciência brasileira. Foto: Getty Images.

O projeto Open Box da Ciência mergulhou em bases de dados oficiais para identificar as mulheres cientistas com contribuições importantes para a pesquisa em cinco áreas do conhecimento. O levantamento sobre mulheres na ciência foi lançado nesta quarta-feira (12), em São Paulo. No mesmo evento também ocorreu o lançamento da Agência Bori, plataforma que vai fornecer a jornalistas dados sobre estudos inéditos de pesquisadores brasileiros.

A Plotagem sendo montada no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Foto: MAC USP / Divulgação.A Plotagem sendo montada no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Foto: MAC USP / Divulgação.

Em 1956, em um manifesto, Augusto de Campos afirmou “poesia concreta: tensão de palavra-coisas no espaço-tempo” (1). O artista-poeta abordava a junção do caráter subjetivo da linguagem com a fisicalidade da representação desta e a união simultânea das dimensões espaciais e temporais em poemas visuais concretos. Em Você está aqui (1997), Tadeu Jungle levou essa definição às últimas consequências, incorporando ainda outras influências, como o readymade de Marcel Duchamp e um de seus desdobramentos dos anos 1960, a pop art. Cineasta, fotógrafo, poeta e artista visual, Jungle tem a multidisciplinaridade O multiartista.O multiartista.intersemiótica e inquietude criativa como características centrais de sua produção e personalidade.

O multiartista é herdeiro direto do trio Noigandres, de Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari; e de artistas pluraisTrio Noigandres.Trio Noigandres. dos anos 1980 da cena paulistana, como Zé Celso Martinez Corrêa, Ivald Granato e José Roberto Aguilar, com os quais manteve intenso diálogo. Desde o começo de sua trajetória, vem explorando diferentes linguagens para se expressar, e realizou vídeos, em que além de dirigir, muitas vezes atuou; poemas visuais em distintos suportes, como pichações, adesivos e objetos poéticos, além de serigrafias, fotografias, pinturas e instalações cujas palavras e imagens se encontram com frequência. A afirmação embutida em Você está aqui torna o leitor um cúmplice invariavelmente consciente do significado da frase. No ato da fruição ativa-se uma auto-percepção do aqui e do agora, um dos preceitos do budismo, que fez com que o autor denominasse-o de “poema zen”.

O sentimento é amplificado pela potência visual das instalações realizadas por Jungle com o poema, desde o final dos anos 1990. O trabalho, no entanto, apareceu para o artista ainda em 1981, quando em uma “viagem mochileira” pela Europa, ao tentar se localizar em um mapa de uma estação de trem, percebeu a falta da clássica inscrição do “você está aqui”. O adesivo da frase havia descolado e estava caído na moldura de vidro do mapa, tornando impossível a identificação do local onde ele realmente se encontrava naquele momento. A ideia ficou guardada em anotações de cadernos, e em 1997, em um ato duchampiano, o artista se apropriou do seu “achado perdido” e o deslocou como obra de arte em uma exposição na galeria Valu Oria, em São Paulo.

Projeto Open Heritage, do Google Arts and Culture com ONG CyArk, comemora um ano com expansão de mais 30 monumentos em 13 países diferentes. Imagem: Divulgação / Google.Projeto Open Heritage, do Google Arts and Culture com ONG CyArk, comemora um ano com expansão de mais 30 monumentos em 13 países diferentes. Imagem: Divulgação / Google.

Trinta novos monumentos de 13 diferentes paísespassaram a integrar, em abril último, o projeto de preservação digital Open Heritage. Criado pelo Google Arts and Culture em parceria com a organização não-governamental CyArk em 2018, o site e o aplicativo disponibilizam visitas a monumentos históricos ao redor do mundo através da tecnologia de ponta utilizada em reconstruções 3D — tudo gratuitamente.

Mapeamento feito com a ferramenta da Replica em Kansas City, nos Estados Unidos. Foto: Reprodução.Mapeamento feito com a ferramenta da Replica em Kansas City, nos Estados Unidos. Foto: Reprodução.

Como, quando e por que nos deslocamos pela cidade? Qual a região mais carente de ciclofaixas ou faixas de ônibus? Qual o melhor horário para interromper o trânsito de uma via? Essas são questões frequentes no dia-a-dia de quem vive em grandes cidades - e que a “Replica” tenta ajudar a responder. A plataforma fez parte do portfólio de produtos do Sidewalk Labs, laboratório de urbanismo da Alphabet (holding dona do Google) e nesta quarta-feira (12) se tornou uma empresa independente. A saída contou com um financiamento série A de US$ 11 milhões, feito pela Innovation Endeavors em parceria com Firebrand Ventures e Revolution's Rise of the Rest Seed Fun.

APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio