Projeto de bicicletário de estudantes gaúchas para SP vence concurso internacional - São Paulo São


O King´s Day, que aconteceu no Parque da Vila, na Vila Madalena, e transformou as ruas do bairro num pedacinho da Holanda, foi também o palco da premiação do melhor projeto de bicicletário do Concurso Bicicletário Design Holandês, promovido pela ProjectHub* e pelo Consulado Holandês, para incentivar o uso de bicicletas em São Paulo.

O projeto vencedor, escolhido por votação online e um juri especializado, foi o Tubi, das estudantes gaúchas de Design de Produto Alice Fogliatto e Gabrielle Tosi, de 20 e 24 anos, respectivamente. ''Como nos interessamos pelo tema mobilidade urbana,  principalmente quando relacionado a bicicletas, achamos que seria muito massa participar do concurso'', diz Gabrielle.

Juntas há dois anos e meio, além de terem a mesma profissão, as duas também usam a bicicleta como meio de transporte em Porto Alegre. Unindo então a paixão pelo design e pelas bikes, em 40 horas de trabalho surgiu o Tubi. ''Como também somos usuárias, pudemos usar nossas experiências para ajudar no projeto'',  diz Gabrielle.

A ideia, segundo as autoras, é a de que o design fosse de um estacionamento para bicicletas que funcionasse e que, ao mesmo tempo, fosse inovador.

Para concorrer, além da segurança, o projeto de bicicletário teria de ser inspirado na cultura holandesa. ''Testamos alguns desenhos diferentes, mas a tulipa, ­símbolo holandês reconhecido no mundo todo, ­acabou sendo a vencedora'', afirma.


Por usarem a bike para se deslocarem pela capital gaúcha, Alice e Gabrielle sabem das dificuldades enfrentadas pelos ciclistas nas ruas, e por isso destacam a importância de projetos como o Tubi. "Pedalar não é só sobre locomoção, mas principalmente sobre revolução. Eventos sobre mobilidade urbana são mais um caminho para promover essa ideia'', afirmam.

Como prêmio pelo melhor design, as duas levaram para casa uma bicicleta conceito da marca holandesa Vanmoof. ''A primeira coisa que vamos fazer com ela é pedalar'', brinca Gabrielle. ''Já combinamos de levá-la para a Orla do Guaíba  e convidar nossas  amigas para dar uma voltinha, pois o apoio delas foi essencial pra seguirmos em frente  com o projeto'', diz.

Sobre a *ProjectHub

A ProjectHub é uma rede global formada por Empreendedores Criativos e Investidores de Impacto para fomentar o ecossistema da Economia Criativa, garantir as melhores oportunidades para empreendedores, gerar valor para investidores, e impactar positivamente a vida das pessoas, colaborando para a construção de uma sociedade mais inovadora, humana e sustentável. Atualmente possui quase 4.000 empreendedores cadastrados e 1.700 projetos criativos inscritos.

***
Por Lidi Ferreira, da ProjectHub.

 



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio