Esta era a bicicleta do futuro em 1946 - São Paulo São

Esta bicicleta, criada por Benjamin Bowden, foi incluída na exibição “Britânicos podem fazer” em 1946. Conhecido simplesmente como Classic (e depois Spacelander), o design inicial de Bowden para a bicicleta incluía um motor que dava aos ciclistas um impulso extra para subir ladeiras.

O design de Bowden deveria representar como seria uma bicicleta 20 anos para o futuro. E ela não entraria em produção antes de 1960 nos EUA. O único problema é que ninguém quis comprar uma. Ela era tanto fora de moda como incrivelmente cara (US$ 90, ou cerca de US$ 730, com valores ajustados pela inflação). Apenas cerca de 500 foram produzidas.

Hoje em dia a Spacelander é um item de colecionadores. Não existem muitas versões autênticas dela por aí fora de museus, mas várias reproduções foram feitas – muitas das quais são vendidas como reais por pessoas que querem enganar colecionadores.

“Ao sentar no meu escritório e pensar nela, eu disse para mim mesmo que deveria selecionar um produto que ainda não tinha sido feito,” disse Bowden em uma entrevista em 1993, ao refletir sobre o trabalho da sua vida aos 87 anos.

Classic (e depois Spacelander) foi incluída na exibição “Britânicos podem fazer” em 1946. Classic (e depois Spacelander) foi incluída na exibição “Britânicos podem fazer” em 1946.

“Vou pensar se não consigo criar uma bicicleta diferente,” disse Bowden. “Uma bicicleta convencional tem duas rodas que são ligadas por tubos de aço. Então por ser um designer da indústria automobilística, decidi que deveria pensar em algo diferente, mas não diferente demais em sua função. Você ainda precisa pedalar por aí.”

Na foto da capa da matéria, Bowden está demonstrando como a bicicleta do futuro é surpreendentemente leve. Mas, obviamente, a bicicleta Spacelander de Bowden é parte de um futuro que nunca chegou a acontecer.

Bowden demonstrando sua bicicleta em 17 de setembro de 1946. Foto: J. A. Hampton.Bowden demonstrando sua bicicleta em 17 de setembro de 1946. Foto: J. A. Hampton.

***
Por Matt Novak no Gizmodo.
 


APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio