Curitiba ultrapassa São Paulo no ranking de cidade 'mais inteligente' e conectada do Brasil - São Paulo São

Segundo a lista divulgada pela Connected Smart Cities 2018 ontem (4), Curitiba passou a ser a cidade mais inteligente e conectada do Brasil, ultrapassando São Paulo que liderava o ranking anterior. A pesquisa contou com a participação de cerca de 700 cidades, que foram analisadas a partir de 70 indicadores.

Florianopolis. Foto: Daniel Wiedemann / Shutterstock.Florianopolis. Foto: Daniel Wiedemann / Shutterstock.

Depois da capital paranaense, aparecem no ranking São Paulo (SP), Vitória (ES), Campinas (SP) e Florianópolis (SC). Na sexta colocação está o Rio de Janeiro (RJ), seguido por Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Santos (SP) e Niterói (RJ), na 10ª colocação.

Em sua 4ª Edição, o ranking Connected Smart Cities estabelece as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, sendo dividido em quatro resultados: Geral, por Eixo Temático, Região e por Faixa Populacional. A pesquisa é composta por indicadores de 11 principais setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança, mesmos eixos temáticos do evento Connected Smart Cities.

Depois da capital paranaense, aparecem no ranking São Paulo (SP), Vitória (ES), Campinas (SP - Foto) e Florianópolis (SC). Foto: PMC / Divulgação.Depois da capital paranaense, aparecem no ranking São Paulo (SP), Vitória (ES), Campinas (SP - Foto) e Florianópolis (SC). Foto: PMC / Divulgação.

Com base nestes estudos, foram elencados 70 indicadores possíveis de se mensurar dentro da realidade brasileira. A coleta de dados se deu em organismos nacionais como Ministérios, Secretarias, Agências Reguladoras, entre outros.

Os vencedores por Eixo Temático

Considerando as categorias específicas, o primeiro lugar para Urbanismo e Mobilidade e Acessibilidade foi para São Paulo; Meio Ambiente: Santos (SP); Energia: Pirassununga (SP); Empreendedorismo e Tecnologia e Inovação: Rio de Janeiro (RJ); Saúde e Educação: Vitória (ES); Segurança para Ipojuca (PE); Governança: Curitiba (PR); e Economia para Barueri.

O Município de Santos ficou em primeiro lugar em Meio Ambiente. Foto: Santos Portal.O Município de Santos ficou em primeiro lugar em Meio Ambiente. Foto: Santos Portal.

O Ranking Connected Smart Cities foi lançado em 2015 e a metodologia foi desenvolvida a partir do levantamento das principais publicações nacionais e internacionais sobre o tema cidades inteligentes, conectadas e sustentáveis.

Confira a lista:

***
Da Redação com informações Connected Smart Cities.



-->