'Welcome Tomorrow Mobility 2018', maior evento de mobilidade urbana do planeta acontece em São Paulo - São Paulo São

O maior evento de mobilidade urbana do mundo chega em sua 6ª edição para promover o maior encontro de discussões sobre o tema. Tendo como objetivo a desconstrução do conceito mobilidade, a intenção é tirar o foco somente dos modais e trazer para a discussão o papel das empresas em relação ao tema.

A cápsula flutuante de transporte da Hyperloop TT, que instalou um centro de inovação em Contagem, MG. Foto: DivulgaçãoA cápsula flutuante de transporte da Hyperloop TT, que instalou um centro de inovação em Contagem, MG. Foto: Divulgação“Falar de tempo e de pessoas faz parte desse cenário e é isso que queremos explorar para uma maior conscientização”, afirma Flávio Tavares, CMO da GolSat e fundador do Instituto PARAR.

Idealizado pelo Instituto PARAR, o WTM - Welcome Tomorrow Mobility Conference - tem o intuito de conectar empresas com especialistas, startups e projetos inovadores com impacto social. São mais de 150 iniciativas, entre speakers, startups e premiações que se apresentam no fim do mês em 12 m² do WTC Events Center , na região da Berrini, São Paulo.

Confira alguns destaques

A sexta edição do WTM, acontece nos dias 29,30 e 31 de outubro, no WTC Center, em São Paulo, e pretende atrair mais de três mil pessoas. Foto: Divulgação.A sexta edição do WTM, acontece nos dias 29,30 e 31 de outubro, no WTC Center, em São Paulo, e pretende atrair mais de três mil pessoas. Foto: Divulgação.

Palestrantes

Laercio Albuquerque, Presidente de Cisco; Fabio Coelho, Presidente de Google Brasil; Steven Choi, Product Manager do Uber; Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente de Inovação e Estratégia da Embraer  Embraer; Clément Monnet, COO da Voom Flights; Henrique Miranda, Product Strategy Manager na  BMW; Luciano Driemeier, Gerente de Estratégia de Produto da Ford América do Sul; Luca Cavalcanti, Diretor Executivo de Canais Digitais, Inovação e Next do Bradesco; Roberto Celestino, Líder de Vendas de Watson Inteligência Artificial na IBM Brasil; Ricardo Bacellar, Líder para a indústria automotiva da KPMG Brasil; Dr Eduardo Cordioli, Gerente Médico de Telemedicina do Hospital Albert Einstein; Ricardo Sanfelice, Vice-Presidente de Estratégia Digital e Inovação na Telefônica Vivo; Eduardo Bortotti, Gerente de Serviços Compartilhados na Eletropaulo; Renato Freitas, Co-Fundador da Yellow e outros mais de 80  palestrantes.

Premiações

Na noite de abertura, uma noite de premiação: o PARAR Awards homenageará os maiores feitos em mobilidade, gestão de frota, smart city, automobilismo e segurança. Um time de autoridades vai eleger os melhores cases - nacionais e internacionais - , além do tradicional prêmio Gestor de Frotas do Ano, em que o público é convidado a votar nos 3 profissionais indicados pelos players do setor. Confira as categorias: https://wtmconference.com.br/premios/

Interações de destaque

Carro Autônomo

Iara, carro autônomo brasileiro. Foto: Divulgação.Iara, carro autônomo brasileiro. Foto: Divulgação.

O Iara - Intelligent Autonomous Robotic Automobile – é o primeiro carro 100% autônomo fabricado no Brasil. O projeto foi desenvolvido por pesquisadores da UFES, Universidade Federal do Espírito Santo, e é o primeiro no país a andar por vias urbanas e em rodovias sem intervenção humana. O automotivo estará nos três dias de evento e o público poderá conhecê-lo de perto, interagindo com o veículo.

Cápsula de Transporte

Outra novidade que chama a atenção é a cápsula flutuante de transporte da Hyperloop TT. O projeto consiste em transportar pessoas e produtos em cápsulas que se locomovem dentro de tubos. A movimentação é feita por levitação eletromagnética e pode chegar a uma velocidade de 1.200 quilômetros por hora. A ideia, inicialmente criada por Elon Musk, foi desenvolvida por Bibop Gresta, CEO global da Hyperloop TT, que instalou recentemente um centro de inovação em Contagem, Minas Gerais.

Cidade do Futuro

Uma cidade cinematográfica será projetada para que os visitantes tenham uma experiência 360, com ruas, praças, placas, sinalizações e outdoors inspirados em Manhattan. Batizada de Arena do Futuro, a cidade vai integrar mais de 100 empresas e startups. Nela, será possível que o público experimente serviços e produtos, além de assistir a speeches e talk-shows e momentos de descontração com apresentações musicais e happy hour.

Drive Electric Experience

Para vivenciar modais elétricos como: patinetes, bicicletas, segways, monociclos, trikes, bike cargo, mini carros, etc.

Além de outras experiências à disposição dos visitantes como: coworking, salas de reunião, academia e até um pub, para aproveitar o networking. A programação conta ainda com atrações musicais durante os três dias, com shows e apresentações especiais permeando todo o evento.

Startups

A Tinbot Robótica é a startup responsável pelo desenvolvimento do Tinbot, o primeiro robô brasileiro interativo que reúne Inteligência Artificial e IoT (Internet of Things), é investida pela DB1 Global Software e acelerada pelo Inovativa, maior programa de aceleração de startups do Brasil e pela Evoa Aceleradora. De fácil programação, o Tinbot tem ações personalizáveis, de acordo com as necessidades de cada empresa, entre muitas outras opções. Na DB1, por exemplo, atuou como líder de equipe. O robô já foi adquirido por empresas como UniCesumar e Evoa Aceleradora, onde atua na recepção de visitantes, Sicoob, para gerenciamento de indicadores e na Trady Assessoria & Consultoria, como assistente contábil.

Tinbot, o robô que lista os erros e aponta as soluções. Foto: Divulgação.Tinbot, o robô que lista os erros e aponta as soluções. Foto: Divulgação.

O Bynd, plataforma de caronas para organizações corporativas, disponibiliza ao usuário a experiência de conectá-lo com pessoas que possuem um destino em comum. Além de poder fazer network e economizar no deslocamento, a atitude reduz a emissão de gás carbono no planeta. Para fazer parte da comunidade, é necessário que a organização em que trabalha seja cadastrada. Em 2017, o aplicativo ganhou o prêmio de startup do ano na WTM.

A Carbono Zero Courier realiza entregas expressas, de forma inteligente e sustentável. Para isso, a startup opta por bicicletas e furgões elétricos para aliviar o trânsito, os estacionamentos, o barulho e a poluição das cidades. A startup foi criada em 2010 e, nesse tempo, já contribuiu com o meio ambiente deixando de despejar 330 toneladas de CO² no planeta.

A Home Agent é uma startup que conecta colaboradores que prestam serviços de teleatendimento para empresas. Para isso, a empresa monta uma estação de trabalho na casa do funcionário utilizando plataformas tecnológicas e inovadoras. Além de descongestionar o trânsito, a proposta reduz custos para as empresas e beneficia os agentes, que não precisam se locomover até o trabalho e podem ganhar algumas horas por dia para investir em qualidade de vida.

O aplicativo criado por um grupo de estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Loop Bike Sharing, permite o uso compartilhado de bicicletas. A empresa surgiu em 2015, após os jovens conquistarem o 3º lugar um desafio universitário. No ano seguinte, foi eleita a startup mais inovadora do Startup Focus Day, e finalista do SPIN 2016.  O principal diferencial da marca frente às concorrentes do setor é que a Loop reutiliza as estruturas já existentes de estabelecimentos como estações virtuais para retirada e devolução de bicicletas.

A Loop é o primeiro bike sharing de estações virtuais da América Latina. Foto: Divulgação.A Loop é o primeiro bike sharing de estações virtuais da América Latina. Foto: Divulgação.

O Mobilitee Mobilidade Inteligente é uma plataforma de gestão de taxis para empresas. Além dos táxis, a startup pretende expandir os serviços para aluguéis de carros e metrô como buscas por alternativas de deslocamento

O OnBroard Mobility Brasil, é um aplicativo que facilita o pagamento do Bilhete Único. Com ele, o usuário faz o pagamento do cartão no próprio celular utilizando cartão de crédito, débito ou conta corrente. Dessa forma, a tarifa só cai em conta quando o Bilhete Único for utilizado. Outra vantagem é que o usuário não precisa se preocupar com o saldo do cartão, pois ele sempre terá crédito.

A startup SMX Systems torna possível o delivery com drones no Brasil e na América Latina. A empresa pretende atuar no transporte e entrega de cargas leves, como medicamentos e suprimento médico para áreas rurais que estão mais afastadas de hospitais, centros médicos e farmácias. As entregas poderão transportar cargas de até 2 kg com uma autonomia de voo de até 16 km.

A VOLL Transportes é uma plataforma de gestão que reúne aplicativos de transporte para empresas. Nela, as empresas encontram os principais players de mobilidade terrestre, com controle e garantia de redução de custos.

O Cadê Guincho é o aplicativo de guincho e reboque mais bem avaliado do mercado. Em até 3 minutos é possível encontrar guincho, chaveiro, troca de pneu, pane seca e recarga de bateria para a emergência do usuário.

Aplicativo de guincho e assistência veicular 24 horas por dia. Imagem: Divulgação.Aplicativo de guincho e assistência veicular 24 horas por dia. Imagem: Divulgação.

O SUIV,  Sistema Unificado de Informações Veiculares,  é um sistema cujo principal objetivo é a unificação de diversas bases de informações do mercado automotivo. Seu Big Data reúne, organiza, relaciona, qualifica e filtra diversas fontes de informação referentes ao mercado veicular, oferecendo ao usuário informações veiculares disponibilizadas pelas montadoras, fabricantes, prestadores de serviços, informações governamentais e de institutos relacionados ao mercado automotivo.

O Mobicity é uma startup que desenvolve e oferece mobilidade compartilhada para as empresas utilizando caronas de usuários comuns e outras plataformas como uber e táxi, além de outros meios de locomoção. Para isso, a Mobicity mapeia os deslocamentos dos usuários e identifica os melhores meios de transportes para o dia a dia. Empresas como Sodexo, Eletropaulo, RaiaDrogasil e BRF utilizam o serviço.

Clubinho Salva Vidas (CSV) é uma plataforma de games educativos direcionada para crianças de 5 a 10 anos, e tem como intuito conscientizar as crianças a respeito dos problemas de trânsito. Como extensão, a plataforma possui uma base multimídia formada também por um canal no YouTube, CDs e revistas.  

A Yello é uma startup especializada em identificar comportamentos ofensivos de motoristas. Com o uso de uma tecnologia própria, a plataforma interpreta dados de empresas parceiras a fim de reduzir o número de acidentes de trânsito que são causados por fatores humanos como: dirigir em alta velocidade, com efeito de álcool, com sono, sem distância de segurança, etc.


Sobre a WTM

Idealizada por Flávio Tavares, CMO da GolSat e PARAR Leader, a WTM,  Welcome Tomorrow Mobility Conference, é considerada o maior evento de mobilidade do planeta. Sua sexta edição acontece nos dias 29,30 e 31 de outubro, no WTC Center, em São Paulo, e pretende atrair mais de três mil pessoas.

O local de 12 mil m², inteiramente reservado para o evento, será dividido em vários espaços paralelos de conteúdo e experiências que acontecerão simultaneamente. Ao todo serão três plenárias principais espaços de conteúdo, workshops paralelos, mais de 100 palestrantes nacionais e internacionais com parceiros como Google, Cisco, Uber, Embraer, Voom Flights, entre outros.

Além da programação, o visitante ainda conta com salas de coworking, salas de videoconferência e salas de descompressão com aulas de ioga, pilates e alongamento, shows e apresentações especiais, tudo isso em horários alternativos. Todo o evento será transmitido em tempo real para mais de 50 países, com tradução simultânea para inglês e espanhol. A expectativa é reunir mais de 300 mil pessoas conectadas.

Saiba mais: https://wtmconference.com.br/


***
Com informações: Misasi Relações Públicas.



-->