Bar SubAstor se instala em antigo cofre de banco no subsolo do Farol Santander - São Paulo São

O mais novo bar da região central de São Paulo, no subterrâneo do antigo Banespa, combina ambiente impressionante, coquetelaria e aposta em uísques. Foto: Pedro Augusto Negri.O mais novo bar da região central de São Paulo, no subterrâneo do antigo Banespa, combina ambiente impressionante, coquetelaria e aposta em uísques. Foto: Pedro Augusto Negri.

Com lances de escada abaixo do hall de entrada do Farol Santander, guardado a sete chaves e atrás de grades de aço em um espaço tombado, estreia o Bar do Cofre SubAstor, neste dia 1 de fevereiro. O novo balcão comandado pelo time de Fabio la Pietra é o novo desafio etílico do bar – consolidado como um dos 100 melhores endereços de coquetelaria do mundo – que se tornou referência e refúgio para quem curte coquetéis e o clima dos speakeasies.

O bar está instalado dentro do cofre do antigo Banespa (Banco do Estado de São Paulo), no centro histórico da capital. O ambiente manteve suas características originais, como portas circulares feitas de concreto e aço reforçado, além de pisos e paredes de mármore. A arquitetura e a decoração, inspiradas em bares como o The Ned, em Londres, e o Butcher and Banker, em NY, ficaram por conta da LAB Arquitetos, que projetou o uso do local sem interferir nos elementos icônicos.

Assim que atravessa as grades, o cliente vê prateleiras e bar iluminados ao centro do salão. Nas laterais, duas portas de 16 toneladas. A primeira leva para uma sala inteiramente tombada que, após intenso processo de restauro, abriga duas mil caixas de depósito individuais, agora parte da decoração, ao lado do famoso balcão do SubAstor. Cadeiras, poltronas e sofás do acervo do Santander completam o ambiente. Por outra, chega-se a um lounge, onde o teto ganha painéis de LED e um bar móvel, com diversos rótulos, entre Johnnie Walker e single malts.

Cofres individuais compõem um dos ambientes da casa Foto: Carol Gherardi.Cofres individuais compõem um dos ambientes da casa Foto: Carol Gherardi.

No primeiro salão, o mais claro, ficam duas portas circulares feitas de concreto e aço reforçado. Foto: Carol Gherardi.No primeiro salão, o mais claro, ficam duas portas circulares feitas de concreto e aço reforçado. Foto: Carol Gherardi.

São três ambientes independentes, cada um com vida e estilo próprios. Foto: Carol Gherardi.São três ambientes independentes, cada um com vida e estilo próprios. Foto: Carol Gherardi.

Na carta aparecem o exclusivo The Hidden, em homenagem ao Farol Santander, com whisky Johnnie Walker Black Label, chá rooibos, vermouth tinto e bitter, além de drinques clássicos e criações de La Pietra que fazem sucesso na Vila Madalena. Não ficam de fora hits como o Bijoux Caju, com gin, vermouth branco, falernum, limão taiti e mocororó (fermentado de caju) e retornam para o cardápio coquetéis que se destacaram em anos anteriores e fazem parte do Sub Legacy, como o Victorian Fizz que leva gin Tanqueray, licor de yuzu (fruta cítrica originária do leste asiático), sherbet de abacaxi com lúpulo Amarillo e club soda e o Queen of Ska, com rum, limão siciliano, framboesa, dry curaçao bitter. Para os apreciadores de whisky, destaque para a tábua de degustação premium composta pelos rótulos Singleton, JW Blue Label e JW Green Label; outra novidade é o Clube do Whisky, que garante benefícios, como degustação guiada ao lado de amigos.

The Hidden, com uísque, chá rooibos, vermute tinto e bitter Foto: Carol GherardiThe Hidden, com uísque, chá rooibos, vermute tinto e bitter Foto: Carol Gherardi

Quem preferir, pode pedir a tábua de degustação de whisky, com Singleton, JW Blue Label e JW Green Label, ou participar do Clube do Whisky, que garante benefícios, como degustação guiada ao lado de amigos.

Na ala de comidinhas, as receitas são dos chefs Marcelo Tanus e Laila Radice. Caso da Croqueta de Pupunha, com palmito fresco, queijo Serra da Canastra e limão siciliano, e da leve Tostada de Burrata, no pão de fermentação natural feito na casa, com água de azeitona e spirulina. Estrelas no cardápio da casa-irmã, o Astor, a Besteira à Milanesa e o Picadinho Astor, aqui na versão petit, com filé mignon na ponta da faca, pastel de queijo, ovo frito, banana à milanesa e farofa, também estão presentes. 

 Convidada pelo banco para ocupar o espaço, a Cia. Tradicional de Comércio tratou o novo negócio como uma espécie de greatest hits da companhia. Foto: Keiny Andrade / Folhapress. Convidada pelo banco para ocupar o espaço, a Cia. Tradicional de Comércio tratou o novo negócio como uma espécie de greatest hits da companhia. Foto: Keiny Andrade / Folhapress.

Serviço

Bar do Cofre SubAstor
Inauguração para o público: 1 de fevereiro.
End: Subsolo do Farol Santander.
Rua R. João Brícola, 24, Centro – (11) 3553-5627 / 3101-1217.
Funcionamento: quinta a sábado das 17h à 1h.
Lotação: 90 lugares .
Reservas: https://www.subastor.com.br/ - *até 50% do salão poderá ser reservado
Aceita eventos fechados a partir de março.

Leia também: 

***
Com informações Marra Comunicação.



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio