Red Bull Basement oferece workshops gratuitos para público interessado em tecnologia - São Paulo São

Atividades começam dia 9 de fevereiro com vagas limitadas; os participantes não precisam de conhecimento prévio. Foto:  Marcelo Maragni / Red Bull Content Pool.Atividades começam dia 9 de fevereiro com vagas limitadas; os participantes não precisam de conhecimento prévio. Foto: Marcelo Maragni / Red Bull Content Pool.

A plataforma Red Bull Basement inicia sua programação anual de 2019 com workshops gratuitos em seu makerspace com intuito de aproximar, promover e difundir o uso da tecnologia em melhorias no cotidiano das pessoas e das cidades.

Atividades propostas para o mês de fevereiro contemplam a construção de um carregador com dínamo para celular acoplado à bicicleta, em que o ciclista carrega seu celular enquanto  pedala sua bike pelas ruas da cidade; uma oficina de segurança de informações voltada para mulheres a partir de uma rede autônoma de troca de dados; criação de luminárias com uso de garrafas plásticas, painéis solares e lâmpadas LED.

As oficinas têm vagas limitadas e as inscrições são feitas por ordem de chegada, 30 minutos antes de seu início. Os interessados não precisam de conhecimento prévio para participar das atividades.

Oficina de testes: pedalando eletricidade 

Atividade prática de construção de um carregador com dínamo para telefone celular acoplado na bicicleta. Com facilitação de Denise Alves-Rodrigues, os participantes aprenderão a construir um circuito eletrônico básico gerador de eletricidade, para carregar seu celular ou ativar uma lanterna enquanto pedalam pela cidade.

|15 vagas |  

Dia: 9 de Fevereiro

Horário: 14h -  18h

MariaLab apresenta : Fuxico - tecendo conexões além da internet 

Makerspace do Red Bull Basement. Foto: Felipe Gabriel.Makerspace do Red Bull Basement. Foto: Felipe Gabriel.

Essa oficina se propõe a pensar formas de comunicação e conexão digital além da internet utilizando a FUXICO, um dispositivo móvel de colaboração que funciona como uma rede autônoma de troca de dados. Baseada no Piratebox, a FUXICO cria uma rede wifi sem internet e estimula a troca de arquivos entre pessoas próximas em um mesmo espaço físico. Além da possibilidade da troca livre e anônima de informações, por padrão, a FUXICO traz conteúdos sobre segurança da informação, feminismo, autonomia e cultura hacker.

|12 vagas |  

Dias: 12 e 14 de Fevereiro

Horário: 19h -  22h

Oficina Litro de Luz  

Litro de Luz é uma organização internacional, presente em mais de 22 países, que leva luz até comunidades que não possuem acesso à energia elétrica, utilizando uma tecnologia simples, econômica e ecologicamente sustentável, composta por garrafas plásticas, painéis solares e lâmpadas LED. Nesta oficina, os participantes aprenderão com os colaboradores a utilizar essa mesma tecnologia para montar luminárias.

Dia: 23 de Fevereiro

Horário: 14h -  16h

|15 vagas |

Serviço

Local: Makerspace Red Bull Basement (dentro do Red Bull Station)
Endereço: Praça da Bandeira, 137, centro
Gratuito. Inscrições 15 minutos antes do início da atividade.

Sobre o Red Bull Basement

O Red Bull Basement é um espaço de produção, pesquisa e difusão de projetos que exploram formas colaborativas de experimentação com mídias digitais. Tem como objetivo desenvolver a colaboração e troca entre pessoas e coletivos com diferentes perfis: programadores, hackers, desenvolvedores de software e makers. Conheça mais em www.redbullbasement.com

***
Com informações da Agência Lema.