'Smart City Expo Curitiba 2019': um encontro com especialistas globais e o futuro das cidades - São Paulo São

Smart City Expo Curitiba 2019 deve receber mais de 6 mil participantes. Foto: Divulgação.Smart City Expo Curitiba 2019 deve receber mais de 6 mil participantes. Foto: Divulgação.

Apontada como a cidade mais inteligente do Brasil e modelo em desenvolvimento urbano para toda América Latina, Curitiba irá sediar na próxima semana o Smart City Expo Curitiba 2019. Trata-se da segunda edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, que será realizada no Expo Barigui nos dias 21 e 22 de março, e deve mobilizar mais de 6 mil pessoas, representantes de municípios de todo o país e de 25 cidades do exterior.

Áreas temáticas

O Smart City Expo Curitiba 2019 terá quatro temáticas principais: viabilizando tecnologias para cidades inteligentes; governança em cidades digitais; cidades criativas, sustentáveis e humanas; e planejando cidades inovadoras e inclusivas. 

Prefeitos vão debater plano de mobilidade urbana e outros temas urgentes no Smart City Expo Curitiba 2019. Imagem: Divulgação.Prefeitos vão debater plano de mobilidade urbana e outros temas urgentes no Smart City Expo Curitiba 2019. Imagem: Divulgação.‘Viabilizando tecnologias para cidades inteligentes’ irá tratar sobre inteligência artificial, internet das coisas, realidade aumentada, centros de monitoramento, robótica, computação em nuvem, startups e empreendedorismo, monitoramento remoto, entre outros assuntos.

Já a temática ‘Governança em cidades digitais’ se dedica às áreas de Governo Aberto, tecnologia cívica, estratégias das cidades inteligentes e governança inteligente.

Startups do Vale do Pinhão serão destaque no Smart City Expo Curitiba. Na imagem Óculos de realidade virtual da VRGlass. Foto: Divulgação.Startups do Vale do Pinhão serão destaque no Smart City Expo Curitiba. Na imagem Óculos de realidade virtual da VRGlass. Foto: Divulgação.A temática ‘Cidades criativas, sustentáveis e humanas’ tem como missão debater temas como cidades verdes, engajamento cívico, participação cidadã, economia colaborativa, bem-estar e qualidade de vida e inclusão social.

Por fim, a temática ‘Planejando cidades inovadoras e inclusivas’ tem como mote assuntos como economia circular, gestão de resíduos, energia sustentável, mobilidade sustentável, mudanças climáticas, segurança pública, eficiência de recursos e urbanismo.

80 especialistas

Durante os dois dias do evento, três salas de conferências no Expo Barigui receberão mais de 80 especialistas nacionais e internacionais das áreas pública e privada, assim como do terceiro setor.

Bibop Gresta, cofundador da Hyperloop TT. Foto: Divulgação.Bibop Gresta, cofundador da Hyperloop TT. Foto: Divulgação.

Complexo do Ruta N, no polo de inovação em Medellín, Colômbia. Foto: IASP.Complexo do Ruta N, no polo de inovação em Medellín, Colômbia. Foto: IASP.

Eles trarão cases e provocarão debates sobre temas relacionados às smart cities, como planejamento urbano, mobilidade, governança, novas tecnologias, inovação e sustentabilidade. Entre os principais nomes confirmados estão o empresário Bibop Gresta, cofundador da Hyperloop TT; Brooks Rainwater, executivo sênior e diretor do Center for City Solutions, da Liga Nacional das Cidades dos Estados Unidos; Benjamin de la Peña, chefe de estratégia e inovação do Departamento de Trânsito de Seattle, nos Estados Unidos; Alejandro Franco, diretor executivo do Ruta N, em Medellín, na Colômbia; Mila Gascó, diretora de Pesquisas no Centro de Tecnologia para o Governo, e professora da Universidade de Albany (EUA); Diego Gismondi, subsecretário de inovação pública do Governo de Santa Fé, na Argentina, entre outros.

Serviço

Museu Oscar Niemeyer. Imagem: Divulgação.Museu Oscar Niemeyer. Imagem: Divulgação.

O evento é chancelado pela FIRA Barcelona, consórcio público formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona, e que é o organizador do Smart City Expo World Congress, maior evento do mundo sobre cidades inteligentes, realizado anualmente em Barcelona. O iCities, empresa curitibana especializada em soluções para smart cities, é a responsável pela organização do evento no Brasil, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba e Vale do Pinhão.

O acesso à área de exposição será gratuito mediante inscrição prévia pelo site (www.smartcityexpocuritiba.com). O preço dos ingressos para o congresso até o dia 20 de março é de R$ 1.350, enquanto nos dois dias de evento será de R$ 1.500. Estudantes, professores, deficientes, idosos e pessoas que se enquadram na Lei nº 12.933 têm direito à meia-entrada, mediante comprovação.

***
Com informações Talk Comunicação. Edição: São Paulo São.