Empresas de mobilidade urbana começam a operar com bicicletas elétricas em São Paulo - São Paulo São

As operadoras de mobilidade urbana Tembici e a Yellow estão começando a operar com bicicletas elétricas em São Paulo. A Yellow começou na última segunda-feira (11), na mesma área onde já opera com patinetes elétricos. A Tembici começará um teste nesta segunda, 18 de março, com 20 bicicletas.

"É um teste para entender como as bicicletas elétricas vão se comportar na cidade de São Paulo", disse Tomas Martins, presidente-executivo da Tembici.

Segundo Martins, os testes podem antecipar um novo modal da empresa na cidade. Ele explicou que os modelos elétricos podem fazer em média 3 vezes mais viagens do que uma bicicleta normal. O projeto está sendo desenvolvido com o banco Itaú.

As bicicletas elétricas da Yellow não precisam ser retiradas ou devolvidas numa estação, mas em qualquer lugar em que o estacionamento de bicicletas é permitido. Os modelos da Tembici poderão ser encontradas em 12 estações espalhadas pela cidade.

O faturamento da Tembici oriundo diretamente dos usuários triplicou do primeiro para o segundo trimestre de 2018, mas a empresa não divulgou os valores.

No fim de 2018, a Tembici anunciou investimento de 100 milhões de dólares para elevar a presença na América Latina. A startup tem 8 mil bicicletas divididas entre Buenos Aires e Santiago, e outras 8 mil no Brasil. São mais de 1 milhão de viagens por mês, em média, e a empresa pretende aumentar esse número com as bicicletas elétricas.

Yellow e as bicicletas elétricas 

Usuários poderão usar as bicicletas elétricas da Yellow das 8h da manhã até 21h. Foto: Divulgação. Usuários poderão usar as bicicletas elétricas da Yellow das 8h da manhã até 21h. Foto: Divulgação.

O preço das viagens das bicicletas elétricas é de R$ 5 iniciais e mais R$ 0,40 para cada minuto de uso; o sistema de operação será sem estações, assim como as bicicletas normais da empresa.

As bicicletas elétricas funcionam da mesma forma que as comuns: o sistema usado é o chamado dockless, em que não é necessário estacionar as bicicletas em estações.

O preço das viagens das bicicletas elétricas é de R$ 5 iniciais e mais R$ 0,40 para cada minuto de uso. Os usuários podem usá-las das 8h da manhã até 21h, somente na área em que a Yellow opera patinetes atualmente – região restrita a bairros como Pinheiros e Itaim Bibi. 

Segundo a Yellow, a operação para recarga funcionará durante a noite: de manhã a startup disponibilizará bicicletas elétricas em determinados pontos e, no final da noite, as bikes serão recolhidas na área de atuação da Yellow para manutenção. 

Pedaladas

O custo para usar o serviço será de R$ 5 para o desbloqueio mais R$ 0,40 por minuto de uso. Foto: Divulgação.O custo para usar o serviço será de R$ 5 para o desbloqueio mais R$ 0,40 por minuto de uso. Foto: Divulgação.

A Yellow afirma que as bicicletas elétricas são simples de usar: basta pedalar para sentir o pedal mais leve e a velocidade aumentando com mais facilidade. A velocidade máxima das bicicletas é de 25 km/h e o uso do capacete é obrigatório. 

Desde que começou a atuar em São Paulo, em agosto do ano passado, a Yellow teve mais de 1 milhão de corridas realizadas com 5 milhões de quilômetros percorridos. A empresa já expandiu sua atuação para Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São José dos Campos, Verão em Ilhabela e Vitória. O plano agora é atuar também em cinco países da América Latina: Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai.

No total, a Yellow já levantou US$ 75 milhões em investimentos desde que foi fundada, em janeiro do ano passado. A empresa tem como fundadores dois criadores da 99 – Ariel Lambrecht e Renato Freitas – e o ex-presidente da Caloi Eduardo Musa.

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Fontes: Reuters e Link do Estadão.