9ª edição da Mostra 3M de Arte abre edital para inscrições de artistas e coletivos - São Paulo São

A 9ª Mostra 3M de Arte acontece, gratuitamente, em outubro desse ano e ocupará, pelo terceiro ano consecutivo, o Largo da Batata. Imagem: ‘A Batata Precisa de Você‘.A 9ª Mostra 3M de Arte acontece, gratuitamente, em outubro desse ano e ocupará, pelo terceiro ano consecutivo, o Largo da Batata. Imagem: ‘A Batata Precisa de Você‘.

Com o intuito de democratizar o acesso à arte, impulsionar a produção artística nacional e gerar reflexões sobre temas contemporâneos relevantes, a 9ª Mostra 3M de Arte abre edital para que artistas de todo o país possam participar, incluindo estrangeiros residentes no Brasil há mais de dois anos e brasileiros que moram em outro país. As inscrições, que podem ser feitas pelo site www.mostra3mdearte.com.br. Cinco artistas serão selecionados.

Imagem: Divulgação.Imagem: Divulgação.Sob o tema “Manifestos por outros mundos possíveis”, quem assina a curadoria deste ano é o artista Daniel Lima, bacharel em Artes Plásticas, Mestre em Psicologia e Doutorando em Meio e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo. Desde 2001, ele cria investigações-ações em pesquisas relacionadas a mídia, questões raciais, resistências coletivas, presente colonial e análises geopolíticas.

O conceito definido por Daniel Lima discute estética e proposição de ações para um mundo melhor e possível, que aceite e englobe as diferenças, sejam elas quais forem. Esse manifesto constrói novas perspectivas de existências e leva à reflexão.  “O projeto incentiva os artistas a pensarem a relação com o espaço entorno em sua dimensão histórica e social. É valorizada a inclusão e participação de moradores, comerciantes e usuários do espaço do Largo da Batata e também as conexões com outras regiões do Brasil, na busca por diagramas geopolíticos das diversas dimensões do território brasileiro”, conta Daniel Lima. A ideia é dar voz e contemplar pessoas que encorajam e têm uma luta de afirmação de grupos que são minorizados, além de propor a ocupação do espaço público.

Os artistas interessados em participar precisarão apresentar projetos que estejam conectados com essa temática, não apenas no conteúdo, mas também no formato. Ser uma obra inédita, que dialogue com o público comum, que resista a fatores climáticos e intervenções humanas são alguns dos critérios de avaliação. Cada artista selecionado receberá um cachê no valor de R$ 5.000,00 e o valor de R$ 30.000,00 como verba de produção, incluindo transporte, instalação e desinstalação da obra."É Preciso Continuar" obra de Regina Parra exposta na 8ª Mostra de Arte 3M. Foto: André Velozo."É Preciso Continuar" obra de Regina Parra exposta na 8ª Mostra de Arte 3M. Foto: André Velozo.

No ato da inscrição é necessário enviar biografia resumida do(a) participante, portfólio com 20 imagens de outros projetos, proposta de obra e respectivo projeto de realização com até 15 (quinze) imagens apresentando cronograma, orçamento detalhado para a produção, montagem e desmontagem da proposta, bem como outros custos que se fizerem necessários.

Todos os selecionados deverão considerar fatores como o local da Mostra, duração da exposição e acesso do público, além do acompanhamento em tempo integral da instalação da obra. Para selecionados que não moram em São Paulo haverá hospedagem e transporte pagos pela empresa responsável.

“Decidimos mudar o formato desta edição para que artistas, em diferentes estágios da carreira, possam fazer parte desta Mostra a qual, um dos objetivos principais,  é a democratização da arte e facilitação do acesso. Queremos mostrar intervenções que dialoguem com a cidade em um conceito amplo e atemporal, principalmente, sob um tema que se faz cada vez mais necessário na nossa sociedade” afirma Fernanda Del Guerra, diretora da Elo 3, idealizadora e realizadora do evento.

Para a 3M, que patrocina o projeto desde sua primeira edição, “Para a 3M, que patrocina o projeto desde sua primeira edição, o tema “Pensar em novos mundos possíveis, tem enorme conexão com criatividade, relações de respeito, tolerância e colaboração, e com o poder da inovação para transformar o mundo, pilares que fazem parte da essência da 3M. Ficamos muito felizes em apoiar novamente a realização desta mostra, fomentando a cultura, em local democrático, como é o Largo da Batata”, completa Luiz Eduardo Serafim, Head de Marketing da 3M do Brasil.

A 9ª Mostra 3M de Arte acontece, gratuitamente, em outubro desse ano e ocupará, pelo terceiro ano consecutivo, o Largo da Batata. Localizado na zona oeste da capital, pertence a uma área revitalizada que integra o esforço da sociedade civil para transformar a cidade em um espaço de convívio e ocupação por parte da população. Com circulação diária de aproximadamente 150 mil pessoas, o espaço, que recebe a mostra tornou-se um símbolo de resistência pública abrigando ocupações, manifestações políticas, blocos de Carnaval e atividades de lazer e entretenimento cotidiano de paulistanos de todas as idades e classes sociais.

***
Com informações da Agência Lema.



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio