Estão abertas as inscrições para o Mobile Photo Festival 2020 (Mobgrafia), o maior do gênero na América Latina - São Paulo São

"Caravaggio" - Foto de Leandro Selister, premiado na 6ª edição do Mobile Photo Festival."Caravaggio" - Foto de Leandro Selister, premiado na 6ª edição do Mobile Photo Festival.

A mObgraphia Cultura Visual abriu no  último dia 27, as inscrições para o Prêmio Mobile Photo Festival 2020, o Maior Festival Latinoamericano de Fotografia com Celular (Mobgrafia). A Exposição Fotográfica resultado da 7ª edição do Mobile Photo Festival 2020 ficará no Museu da Imagem e do Som de São Paulo entre 15 de maio e 5 de julho de 2020.

Hoje há, no mundo, 7,9 bilhões de linhas mobile ativas para 7,5 bilhões de seres humanos. A quantidade de informação disponível nesses aparelhos pode gerar inúmeras situações. A cultura de registrar momentos, paisagens ou pessoas utilizando seus próprios smartphones é presente no planeta. Esse estilo de captura de imagens feita em smartphones é o que se chama de mobgrafia.

A penetração mundial de tecnologia móvel é agora de 104%, ou seja, há mais de uma linha por habitante, o que pode ser explicado pelo fato de diversas pessoas terem mais de um telefone, o mais comum é que elas tenham um para o emprego e outro pessoal.

Categorias

As categorias com inscrição gratuita são: Arte, Retrato, Preto e Branco, Paisagem, Street, Documental e MobCollege (Categoria extra com o tema ‘Linhas Diagonais’).

O fotógrafo Alfabile Santana foi um dos vencedores do Mobile Photo Festival em edições anteriores.O fotógrafo Alfabile Santana foi um dos vencedores do Mobile Photo Festival em edições anteriores.

Qualquer pessoa pode participar, basta compartilhar suas fotos no seu Instagram com as hashtags #mObgraphia + hashtag da categoria específica que deseja participar.

As hashtags são: Arte - #mobphotofestarte2020; Documental - #mobphotofestdoc2020; Paisagem - #mobphotofestpaisagem2020; Preto e Branco - #mobphotofestpb2020; Retrato - #mobphotofestretrato2020; Street - #mobphotofeststreet2020 e MobCollege - #mobcollege2020

As postagens deverão ser realizadas no período de 27 de fevereiro a 30 de março de 2020.

A categoria Ensaio – com taxa de inscrição – tem como tema: “Cidadania – o uso do espaço urbano” ( R$90,00 para inscrição de 1 ensaio e R$ 150,00 para 2 ensaios, o máximo permitido.

Para participar desta categoria, o interessado deve enviar seu ensaio junto com o comprovante do pagamento da inscrição para o e-mail: [email protected], com o assunto: INSCRIÇÃO ENSAIO FESTIVAL 2020 (em caixa alta/maiúsculas).

As inscrições deverão ser realizadas no período de 27 de fevereiro a 30 de março de 2020 pelo link: https://www.sympla.com.br/mobile-photo-festival-2020__795402

Jurados

Foto de Helia Scheppa participante do Mobile Photo Festival em 2016.Foto de Helia Scheppa participante do Mobile Photo Festival em 2016.

Todos os anos, um dos destaques do Prêmio são os jurados, um time de profissionais renomados com vivência nas áreas de produção fotográfica, curadoria, reflexão ou ensino de fotografia de vários países, e com a mesma paixão, a fotografia mobile.

São eles: Brendan O Sé, Joanne Carter, Q Sakamaki, Richard Koci Hernandez, Javier Siriani e Marina Sersale.

O resultado da seleção inicial de todas as categorias (shortlist com 10 trabalhos) será divulgado nos canais mObgraphia (Facebook e Instagram) e site oficial: www.mobgraphia.com, depois do dia 15 de abril de 2020.

Premiação

O anúncio dos vencedores acontece no dia 15 de maio, às 19h, durante a noite de premiação e abertura da exposição no MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo).

A Exposição Fotográfica resultado da 7ª edição do Mobile Photo Festival 2020 ficará no MIS entre 15 de maio e 5 de julho de 2020.

Segundo o Fotógrafo e Fundador da mObgraphia Cultura Visual, organizadora do evento, Ricardo Rojas, neste ano o Festival convidou mais uma vez importantes profissionais do mundo da Cultura Visual, e ainda escolheu para a categoria ‘Ensaio’ o tema “Cidadania – o uso do espaço urbano”, o que permite uma reflexão sobre nossa atuação na cidade que vivemos.

“Sempre nos preocupamos em manter o Festival em comunicação com a sociedade e a cidade, trazendo questionamentos que são expressos pelos participantes em forma de narrativas visuais ousadas e inteligentes. E este ano não será diferente. Nos orgulhamos de fazer nosso papel na sociedade, ajudando as mais diversas pessoas a se expressarem através da fotografia feita com celular”, diz Ricardo Rojas.

***
Com informações PorthiaPR. Edição: São Paulo São.



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio