Quando falamos saudável, queremos dizer: aquelas culinárias naturais alternativas, que têm um olhar diferente para o alimento, seja por utilizar somente orgânicos, trabalhar de uma forma nova com alimentos para os quais muita gente não dá muito valor, defender o conceito de comida viva, praticar o vegetarianismo ou veganismo, enfim, usar a criatividade para criar pratos que são alimentos verdadeiros, e não somente comida com baixo valor nutricional.
Há muitos deles pela cidade mas aqui, temos uma pequena lista de alguns que merecem atenção.
1. Goa
O Goa prioriza o uso de vegetais sem agrotóxicos nas preparações e não utiliza quase nenhum elemento de origem animal. Foto: Restorando.O
Goa é aquele lugar pra se levar uma pessoa que diz que não gosta de comida saudável e vegetariana – eles não são do tipo que acham que comida saudável é só salada, e nem forçam a barra com pratos do tipo: purê de chuchu. Lá tudo brilha aos olhos, enche a boca de água e – o mais importante – é bom pra caramba. O cliente pode escolher entre 2 entradas, 3 pratos principais (com direito a uma repetição) e duas sobremesas. Os sucos mais deliciosos e nutritivos que você poderia imaginar podem ser repetidos quantas vezes você quiser. O preço de tudo isso? Justíssimo.
2. Zona Cerealista
Ao lado do Mercado Municipal de SP, no quadrilátero das ruas Santa Rosa, Mendes Caldeira, da Alfândega e Álvares de Azevedo. Foto: Divulgação.
Atrás do Mercadão, alguns quarteirões formam o paraíso dos apaixonados por grãos, queijos, azeites, frutas secas, e especiarias em geral. E, o melhor – com qualidade lá em cima, e com o preço justíssimo. Apesar de ser muitas vezes esquecida pela mídia, a Zona Cerealista é a melhor opção em SP para quem quer encontrar produtos bons e baratos. Depois de conhecer lá, você nunca mais vai achar normal pagar R$ 10 por um saquinho de granola chinfrim nos mercados comuns.
3. Cachoeira Natural
O Cachoeira não serve carne vermelha e não utiliza banha de porco, gordura hidrogenada, caldos industrializados ou amaciantes em seus pratos. Foto Divulgação.
Mostramos acima um restaurante gourmet vegetariano, e agora é a vez do
Cachoeira Natural, restaurante no estilo self-service. O cardápio oferece mais de 70 opções de pratos naturais, entre saladas, sushis, pratos quentes, sobremesas light, sucos naturais entre outros. Entre os destaques do menu, fica a lasanha de shimeji com molho branco, um suflê verde, à base de shinguensai, cebolinha, salsinha e espinafre e o omelete de nirá, uma mistura de ovos e condimentos. De noite, de terça a domingo, o espaço se transforma no Bar do Camarão, onde diversas opções do crustáceo são servidas além do buffet de saladas e sucos naturais com frutas da época.
4. Gulabi Hari (ex Gopala Hari)
O Gulab Hari é um restaurante Vegetariano e Vegano com uma forte inspiração indiana, facilmente percebida em seus aromas e temperos marcantes. Foto: Divulgação.
Há 22 anos em um dos pontos mais concorridos de São Paulo, próximo à Av. Paulista, tornou-se referência não só entre os vegetarianos. Os “não vegetarianos” são, hoje, 80% do seu público, provando que cozinha sem carne não significa cozinha sem sabor. Ao contrário, o cardápio assinado pela Chef Nrihari Devi, diariamente no comando do
Gulab Hari, se destaca por sabores notáveis.
5. Prime Dog Lanchonete
Prime Dog é uma das primeira lanchonetes fast food da cidade com opções vegetarianas e veganas. Foto: Divulgação.
Quem disse que vegano não tem direito a um fast food de vem em quando? Nessas horas, vale lembrar do
Prime Dog Lanchonete. Ele não é totalmente vegetariano, mas merece espaço aqui por ser uma lanchonete inovadora ao oferecer um cardápio bacana para os veganos/vegetarianos. Lá é possível encontrar hamburguer e lanches veganos, com direito a “vegarella” e “tofupiry”, além de Beirutes, hotdogs e sobremesas sem nenhum ingrediente de origem animal. Destaque para os cupcakes e o alfajor.
6. Frutaria Paulista
Semelhante a uma barraca de feira, a Frutaria Paulista reúne sucos, cremes de frutas e lanches naturais. Foto: Reprodução.
Deu vontade de tomar um suco excêntrico, tipo cupuaçu ou graviola, no meio da madrugada de domingo? Corre pra
Frutaria Paulista. Ela fica bem no finzinho da Av. Paulista, e serve sucos e uma variedade de frutas frescas, 24h por dia, 7 dias da semana. O preço não é super acessível mas vale a pena por causa da qualidade das frutas servidas. Ah, eles fazem delivery nas proximidades.
7. Sorveteria Soroko
O ambiente é realmente simples, parecido com sorveteria de bairro do interior: mesas chumbadas no chão, bancos fixos, lixeira em formato de palhaço e freezers sem glamour. Foto: Divulgação.
Veganos e pessoas com restrição ao leite batem cartão nesta sorveteria simples, de jeitão interiorano. Eles tem sorvetes normais, mas atraíram o público vegano porque têm várias opções de sorvetes sem leite e outros derivados de animais. Entre as sugestões à base de soja, estão flocos, chocolate e banana. Há outros sabores, também produzidos lá mesmo, como quindim e pétalas de rosa, que se revezam na bancada. A
Sorveteria é famosa também pelo seu açaí na tigela.
***
Da Redação com informações Hypness.