Se comprar um carro ainda é desejo dos brasileiros neste 2021, tome os cuidados necessários - São Paulo São

Apesar da situação econômica atual, ter o carro próprio continua sendo um dos maiores desejos dos brasileiros, assim afirma o relatório da unidade de Veículos, Imóveis e Serviços do Mercado Livre. De acordo com ele, no primeiro trimestre de 2021 houve um aumento de 21% na demanda de veículos 0 km comparado com mesmo período de 2020, isto é, este ano há mais pessoas procurando comprar seu carro zero do que no período pré-pandemia. 

Também houve um incremento da intenção de compra nos últimos 12 meses, em termos gerais o aumento foi de 24%. Mas se considerarmos somente os carros novos o incremento foi de 81% em relação ao primeiro trimestre de 2020 e de 30% em relação ao quarto trimestre de 2021.

Os carros novos mais procurados em maio deste ano eram os seguintes:

  1. Chevrolet Onix.
  2. Toyota Hilux.
  3. Hyundai HB20.
  4. Fiat Strada.
  5. Hyundai Creta.

A intenção de compra de veículos seminovos não ficou para atrás, o aumento foi de 22% em relação ao mesmo período de 2020, no entanto a demanda se manteve no mesmo patamar que os registros do ano passado. Neste trimestre os seminovos mais procurados foram os seguintes:

  1. Volkswagen Gol.
  2. Honda Civic.
  3. Toyota Corolla.
  4. Fiat Palio.
  5. Honda Fit.

Planejar a compra do carro novo

Este ano há mais pessoas procurando comprar seu carro zero do que no período pré-pandemia. Imagem: iStock.Este ano há mais pessoas procurando comprar seu carro zero do que no período pré-pandemia. Imagem: iStock.

Como podemos ver, o desejo de ter o carro próprio continua em alta, apesar da situação complicada pela qual muitos estão passando em decorrência da pandemia. Por esse motivo, quem pretende comprar um carro, seja 0 km ou seminovo, deve prestar muita atenção ao orçamento e analisar o impacto de todos os gastos que envolvem a compra de um carro. 

Isso mesmo! Não basta considerar se o orçamento permite ou não fazer o pagamento das parcelas do financiamento, também é importante considerar a manutenção do carro, o IPVA, os impostos, o seguro e os gastos em combustível e estacionamentos de acordo ao uso do veículo.

Hoje em dia qualquer pessoa deve considerar sair da concessionária com um seguro para seu veículo a fim de preservar sua inversão. Apesar das campanhas de conscientização e dos cuidados de cada motorista, ainda são altos os riscos aos que um carro se expõe no dia a dia. 

Por isso é possível fazer o cálculo do seguro de carro on-line antes de comprar o veículo. Inclusive, este pode ser um fator decisivo no momento de decidir qual carro comprar, porque fatores como a marca, o modelo e as características específicas do veículo influenciam no valor do seguro. 

Dos gastos básicos do veículo (combustível, manutenção e impostos) o motorista não pode evitar, mas no ponto dos seguros tem várias alternativas além da contratação da tradicional apólice: seguros por tempo determinado, pay per use, proteção veicular, entre outros. Por isso, é importante que o comprador, antes de fazer o financiamento do veículo, possa fazer um bom planejamento de gastos para os meses seguintes e assim não ter suas finanças prejudicadas. 

Também é importante considerar que para conseguir bons financiamentos de veículos é conveniente fazer uma entrega e parcelar o saldo. Quanto maior o pagamento inicial que o novo proprietário fizer, melhores serão as condições de pagamento e menores as taxas de juros que terá que pagar. Para isto, também é importante planejar o orçamento a fim de economizar o dinheiro necessário. 

***
Da redação.



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio