A importância da aeração do solo para as plantas e vegetação saudável - São Paulo São

A aeração do solo é uma das condições básicas para o desenvolvimento da planta. Para um belo gramado, ele deve ser devidamente cuidado, fertilizado e regado. A aeração pode ajudar nisso, permitindo que o ar e a água penetrem na grama e você se livrará desse elemento e poderá tornar seu gramado saudável.

A aeração do solo é frequentemente negligenciada ou subestimada, diz o Sistema de Observação da Terra (EOS - Earth Observing System). Influencia as altas colheitas e a vegetação saudável. A aeração fornece oxigênio para a zona das raízes e permite a circulação adequada do ar no subsolo.

O que é aeração de solo?

A aeração do solo é a troca rápida de oxigênio e dióxido de carbono entre o solo e a atmosfera para evitar a deficiência de oxigênio ou a toxicidade do dióxido de carbono no ar do solo. O solo com uma taxa alta de aeração contém oxigênio suficiente para respirar das raízes e micróbios aeróbicos.

A aeração do solo diminui durante o cultivo ou o alagamento da água. Para um solo bem arejado, a quantidade de oxigênio que entra no solo é muito importante.

 Por que o solo precisa ser arejado?

Os solos bem agregados contêm macroporos suficientes para manter o solo arejado para o crescimento e funcionamento adequado das raízes e microorganismos. Após uma forte chuva, os micrósporos são preenchidos com água, mas o solo ainda pode conter alguma quantidade de ar dissolvido na água. Assim, os microrganismos podem crescer apenas por um curto período de tempo, após o qual o solo deve ser drenado para que os micrósporos sejam novamente enchidos com ar.

Efeito da aeração do solo. Imagem: EOS.Efeito da aeração do solo. Imagem: EOS.

Portanto, o conteúdo de oxigênio do solo superior é maior do que o do subsolo. Como o solo superior contém muito mais espaço de micrósporos do que o subsolo, a oportunidade de troca gasosa é maior no solo superior do que no subsolo.

Quando a matéria orgânica é adicionada ao solo, ela é prontamente decomposta pelos microorganismos do solo para liberar o conteúdo de dióxido de carbono do ar do solo.

Os micrósporos são preenchidos com água imediatamente após chuvas fortes quando o nível de oxigênio cai para perto de zero. Quando o solo é drenado artificialmente novamente, os micrósporos são enchidos com ar e o conteúdo de oxigênio do solo aumenta.

Métodos de aeração do solo

A aeração do solo é uma das condições básicas para o desenvolvimento da planta. Foto: Getty Images.A aeração do solo é uma das condições básicas para o desenvolvimento da planta. Foto: Getty Images.

O objetivo da aeração do solo é fornecer oxigênio ao solo superior para torná-lo mais adequado e apropriado para as raízes e microorganismos das plantas no solo. A aeração é realizada por vários métodos, cada um depende do tamanho do terreno e das especificidades do terreno. Os métodos mais comuns são aeração de picos, aeração de núcleo e aeração líquida.

Aeração de pico

Este método de aeração resulta na menor perturbação do solo ao criar buracos para que o ar penetre. Este método cobre uma área relativamente pequena devido ao escopo limitado das ferramentas utilizadas, que incluem sapatas de aeração do solo, dentes, rolos e acessórios de cortador de relva. Todos eles contêm espigões para perfurar o solo. As três primeiras opções envolvem operações a pé ou manuais. Por um lado, eles são os menos complicados. Por outro lado, elas exigem uma força física considerável. Os acessórios da cortadora requerem menos esforço físico, pois são adaptados ao funcionamento da máquina.

Aeração de cordas

O método é especialmente adequado para solos argilosos compactados. A camada superior do solo tem um núcleo de argila, raízes e palha, e este método puxa partes do solo, deixando-as na superfície. A aeração do núcleo torna o campo um pouco lamacento, mas aumenta a troca de gases, oxigena a zona radicular, aumenta a infiltração de água, melhora a estrutura do solo e incorpora matéria orgânica.

O equipamento de remoção do núcleo inclui aeradores manuais e acessórios de cortador de relva.

Aeração líquida

O uso de líquidos neste método promove a aeração de uma forma diferente. Os aeradores líquidos consistem em um agente molhante e nutrientes para a biota que vive no solo. Os agentes umectantes melhoram a infiltração e a água atinge níveis mais profundos no perfil do solo. Isto também permite que os microorganismos cavem mais fundo e melhoram a aeração do solo. Isto permite que a água se infiltre ainda mais baixo, o que promove o desenvolvimento radicular.

Pensata final

Os solos bem agregados contêm macroporos suficientes para manter o solo arejado para o crescimento e funcionamento adequado das raízes e microorganismos. Foto: Pixabay.Os solos bem agregados contêm macroporos suficientes para manter o solo arejado para o crescimento e funcionamento adequado das raízes e microorganismos. Foto: Pixabay.

Os fatores e os métodos acima revelam perspectivas diferentes sobre a importância da aeração do solo. A aeração afeta o comprimento das raízes no solo, a decomposição dos fertilizantes e a absorção de nutrientes. Todos estes processos são desacelerados em solos pouco aerados.

***
Da Redação.



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio