Para aproveitar a estação e curtir ao ar livre, conheça cinco cachoeiras, situadas em parques estaduais ou terrenos privados localizados em áreas de mata atlântica, para serem visitadas.
Vale lembrar que deve-se sempre usar protetor solar para caminhadas ao sol, levar consigo garrafinhas de água e pequenos lanches, avaliar as condições climáticas antes de partir para a aventura, vestir calçados e roupas adequadas e nunca se embrenhar por caminhos fechados ou desconhecidos. Vamos a elas!
Atenção: a maioria dessas cachoeiras são de fácil acesso e podem ser visitadas por todas as pessoas, sem restrições, mas algumas delas são de difícil acesso e é muito importante ter a companhia de um guia especializado.
Cachoeira do Engordador Parque Estadual Cantareira, núcleo Engordador (22 km do centro)
Pode ser acessada por uma trilha de três quilômetros com nível médio de dificuldade (aproximadamente 1h30 de caminhada), segundo avaliação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. O visitante ainda passa por outras duas quedas d’água – a Cachoeira do Tombo e a Cachoeira do Véu -, todas propícias para banho. Não é permitido acampar no local.
Av. Cel. Sezefredo Fagundes, altura do nº 19.100, Jardim das Pedras, zona norte, São Paulo, tel. 11 2995-3254. Dez. e jan.: de seg. a dom., das 8h às 17h. Demais meses: sáb., dom. e feriados. Mais informações
aqui!
Cachoeira do Cabuçu Parque Estadual Cantareira, núcleo Cabuçu (24 km da capital)
Acessível por uma trilha íngrime considerada difícil (com 5,2 km de extensão), o percurso até a cachoeira -que fica em um núcleo do parque localizado em Guarulhos- passa por árvores imponentes e outras atrações, como a barragem. A caminhada tem duração estimada de três horas, não é permitido acampar e há duas áreas para piquenique.
Av. Pedro de Souza Lopes, 7903, Vila Galvão, Guarulhos, SP, tel. 11 2401-6217. Dez. e jan.: de seg. a dom., das 8h às 17h. Demais meses: sáb., dom. e feriados. Mais informações aqui!
Cachoeira de Marsilac Engenheiro Marsilac, zona sul (cerca de 50 km do centro)
A seis quilômetros do centro de Engenheiro Marsilac (zona sul), o local tem fácil acesso – veículos podem chegar até a margem da cachoeira, que fica na Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos. Lá é possível nadar, assim como fazer outras atividades como canoagem e stand up paddle.
O acesso à APA Capivari-Monos é pela av. Senador Teotônio Vilela, av. Samadu Inoue. A partir do centro de Parelheiros, deve-se seguir pela estrada Engenheiro Marsilac, onde há placas de sinalização. A SPTuris indica empresas que fazem tour para o local. Veja em: http://goo.gl/PPED0l
Cachoeira do Jamil Bairro Evangelista de Souza, zona zul (cerca de 55 km do centro)
Formada na confluência dos rios Monos e Capivari, é um ponto para a prática de esportes (como o boia cross) que fica dentro de uma propriedade particular. Há guias especializados que podem auxiliar na visita. A empresa SelvaSP leva visitantes por uma trilha de nível médio (R$ 40 por pessoa). O acesso é feito por veículo até a estrada Sadamu Inoue, em Marsilac, onde deve-se seguir placas de sinalização para as cachoeiras.
SelvaSP. Tel. 11 94727-4296 ou 11 95499-7070. Mais opções: http://bit.ly/1IrZ5BG
Cachoeira do Sagui Emburá do Alto, zona sul (cerca de 52 km do centro da capital)
A cachoeira fica na Fazenda Maravilha, uma propriedade particular. Para chegar à queda d’água, deve-se percorrer uma trilha de cerca de 20 minutos sem a necessidade de guia. No trajeto completo (que passa pelas cachoeiras Oásis e Raio de Sol e dura quatro horas), é sugerido o acompanhamento de um conhecedor da área. A visitação deve ser agendada, e valores variam a depender do trajeto.
Rua Sem Nome, 1, Engenheiro Marsilac, zona sul, (acesso pela estrada Engenheiro Marsilac). Visitas mediante agendamento pelo tel. 11 97442-9619 ou 11 999749-1724 (assim como instruções de rota para chegar ao local).