“O que vocês puderam aprender com este projeto? Que a mobilização, que a participação, a democracia, o trabalho colaborativo e a escola podem mudar uma condição social. Esse é o aprendizado que foi dado aqui”, afirmou Haddad.
A ação envolveu uma parceria da escola com a Subprefeitura de Parelheiros, comerciantes e moradores do bairro, que já tentavam se mobilizar para melhorar o terreno. Foram os olhares dos alunos Kaique Custódio Soares de Souza, Lucas Silva Oliveira, João Vitor dos Santos Araújo e Gabriel Albino de Oliveira que levaram a ideia para a professora Dalila Goes Motta.
Para a implantação, os alunos pesquisaram na internet e conversaram com os moradores e comerciantes do entorno para conhecer as principais necessidades da comunidade. “O nosso bairro não tinha uma área de lazer e toda vez que eu vinha para a escola passava em frente ao bosque e o via abandonado, com muito mato e lixo jogado. Como eu já sabia que teria que fazer um projeto para a escola, pedi orientações para a professora e ela nos ajudou a desenvolvê-lo”, afirmou o aluno Lucas Silva Oliveira.
Com a ajuda dos alunos, a subprefeitura realizou um mutirão para a limpeza, terraplanagem, plantio de mudas, instalação de mesas e adequação de um campo de futebol. Os comerciantes do bairro foram mobilizados em uma arrecadação para a compra dos brinquedos do parquinho. Atualmente, quem frequenta o bosque também pode se conectar gratuitamente à internet, por meio do Wi-Fi livre que foi disponibilizado.
Neste ano, novos alunos do 9º ano da escola deram segmento aos trabalhos, propondo a implantação de uma mesa de concreto para pingue-pongue, além de uma academia ao ar livre, melhorias no paisagismo e a realização de outras atividades culturais no local.
A escola, que atende alunos do 4º ao 9º ano e a 4ª etapa (7ª e 8ª séries) da Educação de Jovens e Adultos (EJA), possui atualmente 927 alunos, sendo 380 no período da manhã, 461 no período da tarde e 86 na EJA.