No cinema a história da Orquestra Sinfônica Heliópolis

Chega aos cinemas nacionais o filme “Tudo o que aprendemos juntos”, de Sergio Machado. O longa é inspirado na história da formação da Orquestra Sinfônica Heliópolis e é estrelado pelo ator Lázaro Ramos, que vive Laerte, um músico promissor que decide dar aulas na comunidade após não passar numa audição para a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

O roteiro é baseado em fatos reais, tendo como ponto de partida a peça “Acorda Brasil”, escrita por Antonio Ermírio de Moraes sobre a experiência do Instituto Baccarelli. O projeto contou ainda com o apoio do Instituto Votorantim para sua produção.

A Orquestra Sinfônica Heliópolis é uma iniciativa idealizada e capitaneada pelo Instituto Baccarelli desde a década de 90, que utiliza a música como canal para o fortalecimento da cidadania, no coração da maior comunidade de São Paulo e segunda maior da América Latina.

De acordo com Sergio Machado, diretor do longa, o projeto veio sob encomenda. “Foi o Fabiano Gullane quem me procurou para esse projeto. Duas coisas me motivaram: o fato de eu ser filho de músico e o segundo, e mais forte, foi a ideia de falar do Brasil e dos problemas brasileiros, mas apontando caminhos. Eu realmente acredito que as soluções para nossas questões passam pelo acesso à cultura e à educação nesse país.”

Além da exibição no circuito convencional, o filme contará com sessões especiais em projetos sociais e organizações não-governamentais. Acesse a programação no Facebook.

Confira o trailer do filme

***
Fonte: GIFE.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.