No ‘Dia do Café’, o Instituto Biológico promove evento ‘Sabor da Colheita’ no maior cafezal urbano do país

O espaço é ideal para os apaixonados pela bebida e, especialmente, para quem quer descobrir as curiosidades da iguaria. Para atender os turistas de plantão, o cafezal conta com visitas monitoradas (mande e-mail para agendar a visita)

Além do verde preservado, o local é um verdadeiro resgate histórico porque o café faz parte da construção de São Paulo e, sem dúvida, impulsiona o Brasil na economia mundial. Só para se ter uma ideia, 36% do café produzido no mundo saem do solo brasileiro.

Sabor

No Cafezal do Instituto Biológico, há mais de 1.500 pés de café arábica das variedades Catuaí e Novo Mundo. Foto: Instituto Biológico / Divulgação.

Graças à produção continua e aos frequentes estudos, o cafezal foi justamente criado para entender melhor sobre os grãos e como combater as pragas. O café brasileiro também é considerado um dos mais saborosos do mundo.

“É a partir de fevereiro que o grão começa a amadurecer, seguindo a sabedoria da natureza que ameniza a temperatura para a chegada do outono. Mas em um ritmo que precisa ser respeitado para ter bom sabor. Se o grão amadurece muito depressa interfere na qualidade. O amadurecimento é que faz a mudança dos açúcares”, esclarece pesquisadora do Instituto Biológico, Harumi Hojo.

“O café dá no pé uma vez ao ano e sua coloração e o sabor são resultados dos diferentes tipos de torra e que uma maior qualidade da bebida está ligada ao pouco processamento’, acrescenta.

Espaço do Instituto Biológico tem mais de 10.000 m² e traz um resgate histórico cultural para os apaixonados pela bebida. Foto: Instituto Biológico / Divulgação.

Com uma área aproximadamente de 10.000 m², o Cafezal possui 1.536 pés de café das variedades Mundo Novo e Catuaí. “É um lugar muito rico para se conhecer. Vou indicar para a escola do meu filho para trazer os alunos aqui para aprenderem tudo isso”, conta a visitante Yukari Toyoshima, durante a participação na visita monitorada de um grupo com 30 visitantes.

E aí, ficou curioso?

Na manhã do próximo 24 de maio, o IB abre suas portas para quem quiser participar do “Sabor da Colheita”, evento realizado no Dia do Café para marcar oficialmente mais um início desse trabalho de colher, secar e, de quebra, levar o nome do Brasil aos quatro cantos do mundo. O evento é aberto ao público e inspirado em cidades da França que repetem esse mesmo ritual na abertura da safra anual das uvas.

Serviço

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 – Vila Mariana.
Tel: (11) 5087-1751.

***
Fonte: Portal do Governo de São Paulo.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.