No oásis verde de São Paulo brotam rios de sossego

Uma das poucas florestas urbanas do mundo, com seus resquícios de Mata Atlântica, a Serra faz parte do Cinturão Verde de São Paulo: uma região que preserva o restante da mata e tenta minimizar o impacto do homem sobre o meio ambiente. A Serra da Cantareira é apenas um pedacinho do Cinturão, que alcança 73 cidades.

Outro pedaço dentro desse pedaço é o Parque Estadual da Cantareira, que atrai turistas de todos os cantos em busca de contato com a natureza, trilhas, diversidade de animais, cachoeiras e esportes de aventura. Quatro núcleos fazem parte do parque: Pedra Grande, Engordador, Águas Claras e Cabuçu, com áreas compartilhadas com as cidades vizinhas Mairiporã, Guarulhos e Caieiras.

Desde 1989, o núcleo Pedra Grande está aberto ao público – foi o primeiro a ser inaugurado. O destaque são as trilhas: você pode ter disposição para encarar os 1,2 quilômetro da trilha das Figueiras ou os 9,5 quilômetros da trilha da Pedra Grande. O esforço vale a pena: o gran-finale do trajeto é uma visão incrível, inspiradora e impactante de toda a cidade.

Instituto Florestal localizado no Núcleo Engordador. Foto: Divulgação.Já o núcleo Engordador – nome que deriva de tempos antigos, quando o gado parava para ser “engordado” e, depois, seguir viagem – dá a oportunidade de o visitante passar pelos rios e cachoeiras que cortam o parque.

Em Águas Claras, o núcleo possui trilhas menores que as vistas na Pedra Grande, e é dedicado à educação ambiental. Por fim, o núcleo Cabuçu – mais recente a ser aberto, em 2008 – ocupa a maior parte do parque (cerca de um terço). Assim como os anteriores, o núcleo possui trilhas diversas. Uma delas é especial: relativamente longa, com 5,2 quilômetros e alguns trechos íngremes, a trilha da Cachoeira “deságua” em uma queda d’água. Uma recompensa revigorante.

Núcleo Engordador – nome que deriva de tempos antigos, quando o gado parava para ser “engordado” e, depois, seguir viagem. Foto: SP Norte.Os núcleos possuem várias outras atrações que completam a experiência com a natureza, por meio de museus ou pontos históricos. Sua importância e preservação é fundamental para a saúde de uma selva de pedra, que necessita da verdadeira selva para viver.

Serviço
Foto: Divulgação.
Site: ambiente.sp.gov.br/parque-da-cantareira

Ingressos: R$ 13 (menores de 12 e maiores de 60 anos de idade, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, professores da rede pública e moradores do entorno não pagam). Meia-entrada: estudantes legalmente identificados
Horários de funcionamento: sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h. Consulte os Núcleos sobre os horários de funcionamento das bilheterias.

Núcleo Pedra Grande
Fone: 2203-3266 ou 2203-0115.
E-mail: pe.cantareira@fflorestal.sp.gov.br
Endereço: Rua do Horto, 1799.

Núcleo Águas Claras
Fone: 2203-3266 ou 2203-0115.
E-mail: pe.cantareira@fflorestal.sp.gov.br
Endereço: Av. Senador José Ermírio de Moraes, s/no – Mairiporã/SP.

Núcleo Engordador
Fone: 2995-3254.
E-mail: pec.engordador@fflorestal.sp.gov.br
Endereço: Av. Cel. Sezefredo Fagundes, (altura do no 19.100) – Jardim Cachoeira.

Núcleo Cabuçu
Fone: 2406-8429 ou 2401-6217.
E-mail: pec.cabucu@fflorestal.sp.gov.br
Endereço: Av. Pedro de Souza Lopes, 7903 – Jardim São Luís – Guarulhos/SP.

***
Por Bruno Viterbo no SP Norte.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.