No Recife, Projeto ‘Bota Pra Rodar‘ recupera bicicletas para comunidades carentes

O projeto é uma iniciativa da Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo) e começou há um ano, com a arrecadação de bicicletas sem uso para serem recuperadas. Jovens foram convidados a participar de nove oficinas, no período, onde aprenderam a montar, desmontar e pintar as magrelas. Agora, elas serão entregues oficialmente aos moradores, junto com duas estações de manutenção e bicicletários, para que eles administrem o sistema.

“Todas as bicicletas terão cadeado e serão numeradas. Quem quiser usá- las deverá se cadastrar na biblioteca e pegar as chaves, devolvendo ao final do dia”, explica o coordenador da biblioteca comunitária, Reginaldo Pereira, 34 anos. O local funciona das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. “Quem pegar no final do dia na sexta deverá ficar com a bicicleta no final de semana”.

Não haverá penalidade em caso de atraso, roubo, quebra ou outro problema. “O projeto é desafiador, pela cultura que temos de apropriação. Ele desperta o senso de unidade, de respeito e de princípios. Mas não estabelecemos qualquer tipo de multa. Vamos contar com a consciência de cada um”, destaca.Elisson e Ricardo estão otimistas com o projeto. Foto: Ricardo Labastier.

A ação envolveu o Clube de Idosos, União dos Moradores e Grupo de Capoeira da Caranguejo Tabaiares. O estudante Elisson Felipe Silva, 27, capoeirista que atua em projeto social na comunidade onde nasceu, participou de todas as etapas da ação, inclusive das oficinas, que chegaram a mobilizar 23 jovens. E está otimista.

“Muita gente não tem condições de comprar uma bicicleta e poderá usá-las para trabalhar, ir à praia, ir buscar as crianças na escola, fazer feira (algumas já virão com cesto), vai ajudar bastante. Quem fez as oficinas se dispôs a colaborar na manutenção”, afirma ele, que já tem sua própria bike. “O pessoal da Ameciclo chegou a flagrar aqui uma bicicleta com cinco pessoas, é arriscado, mas é questão de carência mesmo”.

Serviço

Evento de inauguração do sistema de bicicletas compartilhadas de Caranguejo Tabaiares
Quando: Domingo, 12 de março de 2017.
Horário: A partir das 9h.
Local: Comunidade Caranguejo Tabaiares, em frente à Biblioteca Comunitária.

Tem uma bicicleta para doar?
Entre em contato conosco:
Whatsapp: (81) 9 8116 8468
Telegram: @botaprarodar

***
Por Margarette Andrea no JC Online.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.