No Rio de Janeiro, o maior grafite do mundo produzido por uma mulher

Com 2,5 mil m², o mural foi pintado ao redor do prédio da Escola Municipal Rivadávia Corrêa e traz, na fachada principal, a figura de uma mulher e três crianças. Segundo a artista, ela representa uma mãe que, mesmo analfabeta (a personagem carrega no vestido o “X” com que os analfabetos assinavam seus nomes no passado), segura o livro como se lesse nele a fábula que compartilha com os filhos.

O projeto

O convite para que Luna assinasse o mural partiu do produtor Pagu, um dos responsáveis pelos murais do Boulevard Olímpico, entre os quais está a obra Etnias, assinada pelo muralista Kobra.

A obra “Contos” integra o projeto “Rio Big Walls”, feito em parceria com a Secretaria de Cultura do município, que pretende levar o grafite para outras 19 escolas municipais até o final deste ano. O objetivo, segundo a pasta, é divulgar a arte de rua como forma de qualificação e humanização dos espaços urbanos, além de posicionar o Rio de Janeiro entre as cidades que valorizam o grafite como bem cultural.

Do desenvolvimento do projeto à finalização da obra, Luna conta que foram 45 dias de trabalho, incluindo feriados e finais de semana.

O trabalho faz parte do projeto ‘Rio Big Walls‘ da Secretaria Municipal de Cultura que pretende valorizar espaços por meio da arte urbana. Foto: Humberto Ohana“O recorde é o que mais está repercutindo, mas, para mim, o principal é o empoderamento que estou trazendo com este trabalho para as mães, professores e para todas as pessoas que se sintam representadas por ele. A mensagem é para que as pessoas acreditem em si mesmas e nos seus sonhos, pois a gente é muito maior do que imagina”, conta a artista, que se diz orgulhosa pela aposta que foi feita nela em “ocupar este lugar”.

O mural já foi apresentado ao Guinnes Book e está em processo de reconhecimento pela publicação como o maior grafite do mundo já pintado por uma mulher.

***
Fonte: Haus.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.