Ações - São Paulo São

São Paulo São Ações

Foto: Marcella Arruda / A Cidade Precisa de Você.Foto: Marcella Arruda / A Cidade Precisa de Você.

Nos próximos 20 anos, 45% do território urbano deverá ser espaços públicos (ruas, parques e praças), de acordo com os dados da ONU Habitat. Qual será a qualidade destes espaços? Quais atores se responsabilizarão pela sua gestão? É relevante no Brasil e no mundo o movimento de reapropriação dos espaços públicos pelos habitantes da cidade. O direito à cidade está em pauta e, no centro dele, muitos cidadãos estão se propondo a participar ativamente das decisões em relação à sua cidade ou, mesmo, em atividades cotidianas de melhora dos espaços públicos.

A parceria assinada com a Prefeitura contemplará toda a revitalização da praça, além da sua manutenção pelos próximos três anos, ao custo total de R$ 370 mil. Imagem: Estúdio Guto Requena / Divulgação.A parceria assinada com a Prefeitura contemplará toda a revitalização da praça, além da sua manutenção pelos próximos três anos, ao custo total de R$ 370 mil. Imagem: Estúdio Guto Requena / Divulgação.

A praça do Ciclista, na avenida Paulista, centro novo de São Paulo, será revitalizada com o apoio da iniciativa privada em parceria com a Prefeitura de São Paulo. O lugar terá também uma homenagem aos ciclistas vítimas de acidentes. 

“Criado de forma colaborativa, o novo projeto, visa potencializar o uso atual do espaço e nasceu após uma consulta pública que mapeou às principais necessidades apontadas pelos usuários e ciclo ativistas que frequentam o local”, explica Daniel Moral, da Eureka Coworking, idealizador da proposta aprovada no último dia 25 no aniversário de São Paulo.

Área central terá bancos sobre a mureta, que hoje já é utilizada de forma improvisada para sentar, e um melhorias também no espaço da Horta do Ciclista. Imagem: Estúdio Guto Requena/DivulgaçãoÁrea central terá bancos sobre a mureta, que hoje já é utilizada de forma improvisada para sentar, e um melhorias também no espaço da Horta do Ciclista. Imagem: Estúdio Guto Requena/Divulgação

Manutenção será concedida à iniciativa privada com exploração do local como contrapartida. Imagem: PMSP.Manutenção será concedida à iniciativa privada com exploração do local como contrapartida. Imagem: PMSP.

A Prefeitura de São Paulo tombou o Parque Chácara do Jockey, na Zona Oeste da cidade. As características arquitetônicas de toda a área construída, com cocheiras e escritórios, devem ser preservadas e a manutenção será concedida à iniciativa privada com a exploração do local como contrapartida.