Pessoas - São Paulo São

São Paulo São Pessoas

Zuza Homem de Mello durante as gravações do álbum "Copacabana: Um Mergulho nos Amores Fracassados". Foto: Felipe GiubileiZuza Homem de Mello durante as gravações do álbum "Copacabana: Um Mergulho nos Amores Fracassados". Foto: Felipe Giubilei

O escritor, jornalista e contrabaixista, José Eduardo Homem de Mello, mais conhecido como Zuza, morreu ontem (4), enquanto dormia em seu apartamento, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Considerado o maior pesquisador de música do país, ele tinha 87 anos de idade. Segundo a família, a causa da morte foi um infarto agudo do miocárdio.

Lúcio Kowarick foi pioneiro em expor a lógica entre crescimento e pobreza. Foto: Acervo da família.Lúcio Kowarick foi pioneiro em expor a lógica entre crescimento e pobreza. Foto: Acervo da família.

Mais uma perda nesse triste ano, o professor Lúcio Félix Frederico Kowarick (São Paulo, 1938 - 2020), um dos mais importantes pensadores sobre a cidade brasileira. Entre muitos, seu texto a "Lógica da Desordem", que integrou o memorável livro "São Paulo 1975: Crescimento e Pobreza", desvendou a lógica urbana no capitalismo periférico, onde a desordem é um expediente para garantir o funcionamento de uma cidade tremendamente desigual.

Patricia Galvão viveu sob regras próprias e deixou como legado a ideia de que as mulheres podem, e devem, ser livres. Foto: Acervo Familiar. Patricia Galvão viveu sob regras próprias e deixou como legado a ideia de que as mulheres podem, e devem, ser livres. Foto: Acervo Familiar.

Pagu (Patrícia Rehder Galvão: São João da Boa Vista, 9 de junho de 1910 - Santos, 12 de dezembro de 1962) já foi quase palavrão, sinônimo de confusão, antônimo de moça direita. Considerada por muitos como louca e devassa, o fato é que ela fez e viveu diferente das outras, desde o começo.

Maria Alice Vergueiro em Górgona, documentário de Fábio Furtado e Pedro Jezler sobre a trajetória de uma das mais importantes atrizes do teatro brasileiro. Foto: Divulgação.Maria Alice Vergueiro em Górgona, documentário de Fábio Furtado e Pedro Jezler sobre a trajetória de uma das mais importantes atrizes do teatro brasileiro. Foto: Divulgação.

Morreu nesta quarta, dia 3, a atriz Maria Alice Vergueiro, aos 85 anos. A atriz estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas, em São Paulo, em estado grave desde a última sexta, dia 29, para tratar de uma pneumonia broncoaspirativa. 

Veridiana Prado, Lina Bo Bardi e Carolina Maria de Jesus estão entre as mulheres homenageadas no livro #MulheresdeSP, do canal Viva Cultura. Ilustrações de Débora Islas, Lorena de Paula e Bianca Nazari / Divulgação.Veridiana Prado, Lina Bo Bardi e Carolina Maria de Jesus estão entre as mulheres homenageadas no livro #MulheresdeSP, do canal Viva Cultura. Ilustrações de Débora Islas, Lorena de Paula e Bianca Nazari / Divulgação.

Apenas 15% das ruas de São Paulo tem nome de mulher. O percentual é inferior ao de logradouros que homenageiam homens e até mesmo datas comemorativas. Quando se deparou com esse dado, a gestora cultural Alana Carvalho, 31 anos, decidiu que iria resgatar algumas das histórias de mulheres que davam nome a ruas, praças e monumentos da capital paulista, mas tiveram sua trajetória apagada. A pesquisa, inicialmente publicada no final de 2018 nas redes sociais do canal Viva Cultura, criado por Alana, agora está reunida em um livro, lançado nesta última sexta-feira (29).

Ângelo era um dandy… Pois ele sabia que as coisas, os negócios precisavam de alma, de qualidade, de fazer a diferença em cada coração. Foto: Divulgação.Ângelo era um dandy… Pois ele sabia que as coisas, os negócios precisavam de alma, de qualidade, de fazer a diferença em cada coração. Foto: Divulgação.

Morreu na noite dessa quarta-feira, 22 de abril, o empresário e DJ Ângelo Leuzzi. Figura-chave da noite paulistana, ele fundou na década de 80 o Rose Bom Bom, onde se apresentaram em início de carreira bandas como Titãs, Ultraje a Rigor, Plebe Rude e Engenheiros do Hawaii. Mais tarde, ele ainda fundou o Columbia - com a pista do Hell's Club no subsolo -, a Lov.e, a Base e o Mood Club.

APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio