Fotografias tiradas por moradores de rua viram calendário - São Paulo São


Com máquinas fotográficas nas mãos e a sensibilidade de quem conhece bem as vielas paulistanas, cem moradores de rua passaram dois dias captando imagens da cidade. Eles fazem parte do projeto Minha Grande São Paulo – O Olhar da Cidade, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. As 20 melhores fotos
foram expostas e 13, escolhidas para compor o Calendário Minha São Paulo, lançado no último dia 12, como parte da programação do Festival de Direitos Humanos.

O coordenador adjunto de Política de Pessoas em Situação de Rua, Rafael Alves da Silva, conta que os moradores de rua selecionados frequentam núcleos de convivência e oficinas de atividades artísticas e que cada um recebeu uma máquina com 27 poses.  Na devolução das máquinas, eles receberam entre R$ 10 e R$ 100 por foto pré-selecionada. No total, foram captadas 2.360 imagens. Parte do dinheiro da venda será destinada aos fotógrafos e outra, a um fundo a ser criado com o objetivo de financiar projetos de arte e cultura para a população em situação de rua.

O projeto ocorre no âmbito da rede With One Voice – que age na inclusão de moradores de rua em vários países –, em parceria com as organizações não governamentais inglesas People’s Palace Projects e Streetwise Opera, o British Council e Calouste Gulbenkian Foundation.

O projeto foi desenvolvido em Vancouver, no Canadá, e em Londres, na Inglaterra. “Um dado interessante é que nesses dois lugares a média de devolução de câmaras era de 80; em São Paulo, foram devolvidas 92 câmaras”, destacou o coordenador.

Um dos vencedores foi Cristiano Vicente. Ele tirou três fotos. “[Fiquei] com as mãos balançando, um pouco de nervosismo, mas no final o resultado foi melhor do que esperava”, conta na página da secretaria no Facebook.

***
Fonte: Agência Brasil.



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio